5 dicas para grávidas se refrescarem durante o verão

Saiba o que fazer para se manter longe do calor durante o período delicado da gestação.

Publicado em 16/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As altas temperaturas, características do verão, acabam levando incomodo a muitas pessoas. Memo que essa seja considerada como a estação preferida de muitas pessoas, não apenas porque gostam do calor mas também em virtude da possibilidade de curtir a praia, as altas temperaturas acabam tendo diversos efeitos negativos no organismo e no corpo de uma forma geral.

5 dicas para grávidas se refrescarem durante o verão

As mulheres grávidas acabam tendo ainda mais problemas durante o verão, pois o calor acaba fazendo com que muitas delas acabem sofrendo com algumas consequências que são bastante comuns para as mulheres durante este estágio, como mal-estar ou ainda com inchaço de determinadas partes do corpo.

Para as grávidas que vão enfrentar essas altas temperaturas, confira algumas dicas para conseguir se refrescar:

Mantenha os pés refrescados

Anúncios

Os pés costumam ser uma das partes do corpo de maior sensibilidade para as mulheres grávidas. São eles que geralmente ficam inchados no dia a dia, especialmente nos dias mais quentes do ano. Por isso, uma estratégia que costuma ser muito interessante até mesmo para regular a temperatura de uma forma geral, é refrescar os pés.

Manter uma piscininha por perto para que os pés fiquem de molho pode ser uma estratégia muito interessante justamente para que eles sejam mantidos frescos. A água também ajuda a aliviar o inchaço, para aquelas que costumam sofrer mais com este tipo de problema. E, nas temperatura mais altas, pode ser interessante colocar umas pedras de gelo, para que a temperatura se torne ainda mais amena.

Mantenha um borrifador por perto

Anúncios

Uma outra dica muito interessante para se manter refrescada durante os dias mais quentes, e que pode ser bastante útil para as mulheres grávidas, é manter um borrifador sempre por perto. Eles costumam ser bastante portáteis, sendo que cabem na maioria das bolsas femininas.

No caso do borrifador, ele deve sempre ser mantido cheio com água limpa e fresca. É muito importante também que ele seja constantemente limpo, até mesmo para que não aconteça o risco da água transmitir algum tipo de germes e bactérias. Também é importante que o borrifador tenha um esguicho eficiente, justamente para que as pessoas consigam o efeito de refrescar, mas sem se molhar muito.

Use e abuse do ventilador

Pode parecer que o ventilador, em determinadas temperaturas, não resolve. Mas ele sempre consegue passar uma sensação de maior frescor. Em determinados casos ele pode ser até mesmo mais eficiente que os equipamentos de ar-condicionado, pois o ventilador pode ser utilizado em lugares abertos.

Para que este equipamento funcione de uma forma mais prática, pode ser interessante optar pelos modelos que acabam se movimentando, justamente para que ele consiga movimentar mais o ar que está no ambiente. Além disso, também é fundamental que as pessoas mantenham o ventilador sempre limpo, fazendo a higiene nas hélices, removendo o excesso de poeira que vai se acumulando.

Opte por drinques sem álcool

As grávidas não podem, ou pelo menos não poderiam ingerir álcool. E isso acaba tornando um pouco mais restrito as escolhas de bebidas que podem ser ingeridas durante os dias mais quentes do ano. Mas existem diversas possibilidades de escolhas que podem ser feitas de drinks que não levam o álcool e que podem acabar trazendo um efeito bastante refrescante.

Para fazer este tipo de drink, existem diversas escolhas que podem ser feitas. Dá para usar água com gás, xaropes, frutas e bastante gelo. Além disso, os supermercados também contam com diversas opções de drinques não alcoólicos que já estão prontos.

Faça um sorvete caseiro

Uma outra forma de se manter refrescado é comer um bom sorvete. Mas muitas mulheres grávidas acabam tendo que controlar a quantidade de calorias e de gorduras que acabam sendo ingeridas durante todo o período de gestação. Em virtude disso, pode ser interessante fazer um sorvete caseiro, que terá um efeito refrescante e será muito saudável.

Para fazer um sorvete caseiro, basta ter uma fruta madura disponível, batendo ela com um pouco de água, água de coco, leite ou iogurte natural. Depois disso, basta colocar no freezer e esperar chegar ao ponto. Essa mistura pode, inclusive, ser colocadas nas forminhas de picolé para que elas sempre tenham uma opção refrescante.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.