Dicas para fazer drinks em casa e arrasar nas festas de final do ano

Confira os segredos dos barmans para conseguir fazer as melhores bebidas.

Publicado em 23/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A receita para uma boa festa, na grande maioria dos casos, acaba incluindo bons drinks oferecidos aos convidados pelo anfitrião. Além daquelas bebidas prontas que geralmente são as mais consumidas durante as festas de final do ano, como espumantes e a cerveja, considerada como a principal bebida alcoólica do país, existem também os drinks, que são feitos a partir da mistura de uma série de outras bebidas.

Dicas para fazer drinks em casa e arrasar nas festas de final do ano

Mas quem pensa que fazer drinks é uma tarefa fácil, que basta apenas misturar uma série de bebidas diferentes, está enganado. Os profissionais que trabalham como barman acabam estudando bastante para conseguir identificar, replicar e criar receitas com bebidas que realmente combinem e que tenham sabores complementares. Além disso, também é preciso dominar as diferentes técnicas que existem para fazer os drinks.

Para quem está pensando em fazer alguns drinks em casa para as festas de final de ano, confira algumas dicas para conseguir surpreender os convidados.

Muito gelo

Anúncios

Um dos segredos para fazer drinks interessantes é ter sempre muito gelo disponível. A grande maioria das misturas dependem do item para que as bebidas consigam chegar na temperatura ideal e se mantenha gelada. Pode ser interessante comprar o gelo que é produzido especialmente para as bebidas, que geralmente são translúcidos e grandes. Lembrando que quanto mais gelo no copo, mais lenta será a diluição.

Tenha copos gelados

Um outro segredo de quem atua como barman profissional é sempre ter disponível copos gelados. A grande maioria dos drinks, especialmente aqueles que são servidos nesta época do ano, acabam exigindo copos gelados. Dentre os drinks famosos que normalmente são oferecidos desta forma estão gim tônica e dry martini.

Adquira bebidas de boa procedência

Anúncios

Também não existe mágica para transformar drinks feitos com bebidas de qualidade duvidosas em drinks que realmente tenham um sabor profissional. O ideal é sempre investir em bebidas que sejam consideradas de melhor qualidade e procedência. E como as pessoas estão bebendo em casa, o valor gasto vai acabar sendo muito menor do que se elas estivessem bebendo no bar.

Crie as opções e prepare os insumos

Para uma festa de final de ano, é interessante que o anfitrião defina as bebidas que serão oferecidas para os convidados. A partir disso será possível ter uma lista de itens que precisam ser adquiridos para que estes drinks possam ser feitos. Mas, além disso, essa lista acaba sendo muito importante para que as pessoas calculem as quantidades, tanto das bebidas consideradas como base e também os insumos que serão utilizados, como frutas, copos, acessórios, etc. Isso vai facilitar a organização de uma forma geral.

Prepare um xarope

Outro segredo que normalmente é utilizado no bar e que as pessoas não fazem em casa é preparar um xarope de açúcar, para que ele seja adicionado na bebida ao invés do açúcar propriamente dito. Basta misturar uma parte de água morna para uma parte de açúcar (não é necessário ferver). Mexa com uma colher até o açúcar dissolver, despeje a mistura em uma garrafa limpa e guarde na geladeira.

Outro xarope que também pode ser preparado e que acaba sendo um coringa para o preparo das mais variadas bebidas é o de gengibre. Para isso, basta fazer um chá forte com a raiz, coar e colocar a mesma medida de açúcar. Esse preparo pode ser guardado na geladeira por até uma semana.

Mantenha outras bebidas por perto

Normalmente os drinks acabam tendo também, na sua composição, algumas outras bebidas que complementam as alcoólicas servidas. Neste caso, pode ser interessante manter elas por perto, já que podem servir como complementos muito interessantes das receitas. Dentre as mais utilizadas nos preparos dos drkins temos tônica, refrigerantes saborizados e sucos.

Cuidado com alguns preparos

Por outro lado, também pode ser importante tomar alguns cuidados com determinados tipos de preparos feitos com antecedência. É o caso do suco de limão. A partir do momento que a fruta é espremida, ela acaba tendo uma vida útil curta, apenas de 4 horas. Por isso, neste caso pode ser interessante manter o limão por perto e espremer na hora.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.