9 frutas que devem ser consumidas para evitar gripe de verão

Confira alguns alimentos que podem realmente ajudar a manter o sistema imunológico forte.

Publicado em 22/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A gripe normalmente é uma doença que acaba sendo mais vinculada ao inverno e aos dias mais frios de uma forma geral. Mas ela também pode acontecer durante o verão, com algumas consequências bastante severas para o quadro de saúde das pessoas de uma forma geral. Existem algumas características desta estação que acabam, em muitos casos, criando um cenário perfeito para a transmissão dos vírus.

9 frutas que devem ser consumidas para evitar gripe de verão

As gripes de verão podem, por exemplo, surgir a partir da mistura do clima muito quente com o abuso dos ambientes climatizados, causando choques térmicos constantes nas pessoas que alternam entre esses dois ambientes. Além disso, o próprio fator das pessoas ficarem muito tempo fechadas dentro de ambientes com ar-condicionado ligado já aumenta as chances de transmissão.

E quando as pessoas ficam gripadas nesta estação do ano, alguns sintomas acabam se tornando mais agravados. É o caso da febre, que acaba apresentando uma maior dificuldade para ser controlada, na medida que os dias mais quentes impedem que a temperatura interna corporal caia com mais velocidade.

Anúncios

Para evitar as gripes e os resfriados de verão, além de tomar alguns cuidados com os ambientes fechados climatizados, é muito importante manter o sistema imunológico fortalecido. Confira algumas frutas que podem ajudar a evitar o surgimento deste tipo de doença:

Laranja

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a laranja é reconhecida por ter uma série de propriedades antioxidantes incluindo uma grande quantidade de vitamina C na sua composição. A melhor forma de consumir esta fruta para conseguir aproveitar toda essa vitamina é in nautra, mas o suco natural também pode ser interessante.

Kiwi

Anúncios

Outro alimento que, mesmo sendo considerado como mais caro do que a laranja, acaba compensando em relação a quantidade de vitamina C oferecida, que é muito maior e mais concentrada. Em 100 gramas, é possível encontrar 92,7 mg do nutriente — além de fibras, vitaminas e minerais como magnésio, potássio e vitaminas A, E e B6.

Tangerina

Bastante consumida especialmente na região sul do Brasil durante o verão, que é a sua estação, a fruta acaba sendo muito recomendada para fortalecer o sistema imunológico e especialmente reduzir as chances do surgimento de gripes e resfriados. Conta com uma grande quantidade de vitamina C na sua composição. Cerca de 100g de tangerina poncã contém 48,8 de vitamina C.

Limão

O pequeno limão também pode se tornar uma importante fonte de vitamina C, especialmente para as pessoas que consomem essa fruta com mais frequência durante o verão. Quatro unidades da fruta equivale a 110 mg de vitamina C, que também contém diversos outros nutrientes importantes, como fibras, vitaminas do complexo B e cálcio.

Goiaba

Não são apenas as frutas cítricas que possuem vitamina C na sua composição. A goiaba também oferece uma boa quantidade do nutriente, maior que outras citadas anteriormente. Ela oferece 228,23 mg de vitamina C em 10 gramas. O único cuidado que as pessoas precisam tomar é com as calorias, já que essa fruta acaba tendo mais do que as outras opções.

Caju

O caju conta com uma grande quantidade de propriedades medicinais e nutricionais de uma forma geral. Ela também é considerada bastante versátil, já que pode ser consumida tanto in natura como em pratos doces e salgados. Dentre os principais benefícios que essa fruta oferece está uma alta concentração de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que ajudam na proteção contra infecções, gripes e ainda agem na cicatrização de feridas.

Abacaxi

Mais uma fruta dentro da categoria das cítricas. De acordo com a medicina, essa fruta oferece para os consumidores ação anti-inflamatória, anticoagulante e antibacteriana. De acordo com pesquisas, o abacaxi também contribui, de uma forma efetiva, na prevenção de problemas como trombose, osteoporose e até câncer.

Morango

Essa que é considerada como uma outra fruta das mais consumidas no país também oferece uma série de propriedades muito interessantes para o fortalecimento do sistema imunológico de uma forma geral. Quando ela consumida na sua forma natural, ela oferece em média 85 de vitamina C.

Acerola

Mais uma fruta que é considerada bastante rica em elementos com propriedades anti-inflamatórias. Dependendo da espécie que pode ser encontrada no mercado, oferece cerca de 1 mil a 2 mil miligramas de vitamina C para 100 gramas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.