Casal pode dormir separado? Saiba quando a medida pode se tornar benéfica

Atitude acaba indo contra as tradições e ainda é considerada estranha para muitos.

Publicado em 15/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os relacionamentos entre as pessoas, de uma forma geral, acabam sendo compostos por uma série de comportamentos que simplesmente acabam sendo replicados pelas pessoas, muitas vezes sem algum tipo de pensamento crítico. Em muitos casos, especialmente quando estamos falando do relacionamento amoroso de casal, estes comportamentos estão diretamente relacionados aos próprios instintos.

Casal pode dormir separado? Saiba quando a medida pode se tornar benéfica

Não é possível confirmar, por exemplo, se os seres humanos e as espécies que nos sucederam no processo de evolução, sempre tiveram este comportamento de dividirem o mesmo local utilizado para descansar. Mas, de uma forma geral, existe uma grande chance que isso realmente sempre tenha acontecido, em um primeiro momento como uma forma de proteção durante essa fase no qual os animais se encontram mais suscetíveis.

Mas o fato é que, hoje em dia, a grande maioria dos casais acabam dividindo uma cama e um quarto. E o comportamento que vai na direção contrária é visto como estranho por muita gente. Mas, ao mesmo tempo, na hora em que vivemos, que as informações circulam com mais força e existe um maior compartilhamento de intimidade, existe a sensação de que cada vez mais casas estão optando por dormir em camas separadas.

Anúncios

Não é possível afirmar se de fato as pessoas estão tomando este tipo de atitude nos dias de hoje ou se apenas estamos conseguindo saber mais o que acontece dentro da casa das pessoas, que sempre foi considerado como um ambiente muito privativo.

Mas o fato é que, em muitos casos, este comportamento, que pode ser julgado como um problema para muitas pessoas, acaba se tornando a solução, resolvendo algumas questões e até mesmo tendo a capacidade de melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.

Por que muitos casais optam por dormir separados?

Anúncios

Diferentemente do que muitos pensam, nem sempre os casais optam por dormir em camas ou em quartos separados estão passando por algum tipo de problema ou de crise, ou simplesmente estão eternamente brigados. Existe uma preocupação com a saúde e com a qualidade de vida que, em muitos casos, acaba sendo colocado em primeiro lugar, e que nada tem a ver com as questões do relacionamento em si.

Por exemplo, quando uma pessoa do casal acaba tendo uma maior dificuldade para dormir, atrapalhando o sono da outra. Ou ainda quando existem casos de roncos excessivos, bruxismo (alguns fazem bastante barulho ao ranger os dentes) e até sonambulismo. Tudo isso pode acabar sendo levado em consideração na hora da decisão de dormir em quartos ou camas separadas.

Existem ainda condições mais severas de saúde que acabam obrigando este tipo de mudança. Quando uma das pessoas que fazem parte do casal acaba tendo problemas que necessitam de determinados tipos de equipamentos ou de cuidados profissionais durante a noite, a chance do outro não conseguir dormir, caso permaneça no mesmo local, é grande.

Benefícios para o casal em dormir em quartos separados

Nos casos citados acima, o principal benefício sentido para as duas pessoas envolvidas no relacionamento acaba sendo uma melhor qualidade do sono, que é fundamental para um aumento na qualidade de vida de uma forma geral. Com isso, as pessoas acabam realmente conseguindo perceber uma série de benefícios no dia a dia.

Mesmo que uma das partes acaba não se sentindo prejudicada com o sono conjunto, o que geralmente acontece quando uma das partes acaba tendo o sono mais profundo e, ao mesmo tempo, ronca muito, por exemplo, poderão sentir os benefícios, pois terão um sono mais tranquilo e terão a outra parte mais saudável, reduzindo até situações nas quais os casais brigam muito em função da irritabilidade causada pela falta de sono.

Cuidados que o casal deve ter ao dormir separados

Mas é sempre importante tomar alguns cuidados. Afinal de contas, dormir separado pode acabar reduzindo a intimidade e até mesmo a parceria dos dois. Por isso, é muito importante que o casal converse bastante sobre essa decisão. E depois crie momentos que acabem sendo utilizados para compensar este momento que o casal não passa mais junto, especialmente quando ambos passam muito tempo separados ao longo do dia.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.