Apneia do sono: entenda o que é e os possíveis tratamentos.

Problema pode prejudicar bastante a qualidade de sono das pessoas.

Publicado em 12/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas vezes as pessoas acabam sentindo extrema dificuldade para conseguir aproveitar de todos os benefícios que uma boa noite de sono traz. Ao invés de acordar mais disposta e com energia, essas pessoas já começam o dia sentindo bastante cansadas. E isso acaba tendo um impacto em toda saúde.

Apneia do sono: entenda o que é e os possíveis tratamentos.

E uma grande dificuldade que estes pacientes enfrentam é justamente o diagnóstico de possíveis doenças que afetam a qualidade do sono e a forma como as pessoas dormem durante a noite. E uma destas principais causas é a Apneia do Sono, considerado como uma doe doença que traz uma série de riscos que vão além da dificuldade para dormir.

Entenda melhor o que é essa doença:

Entenda o que é apneia do sono

Anúncios

A apneia do sono pode ser considerado como uma doença ou um distúrbio que acaba tendo como principal consequência no corpo a redução ou a parada total da respiração por alguns segundos ao dormir. Este acaba sendo um problema que pode acontecer apenas uma vez durante a noite de sono, mas também pode acontecer diversas vezes durante este período de sono.

Quais são as causas da apneia do sono?

A principal causa da apneia do sono é um momento de bloqueio do fluxo do ar que deveria estar indo para os pulmões quando as pessoas estão dormindo. E isso pode acabar acontecendo por diferentes causas, incluindo um momento de relaxamento da musculatura da faringe durante o sono ou alterações cerebrais que afetam o controle da respiração.

Quais são os tipos de apneia de sono que existem?

Anúncios

Os médicos e pesquisadores da área já conseguiram identificar diferentes tipos de apneia de sono, que foram classificadas de acordo com o motivo:

Apneia obstrutiva do sono: ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias se fecham. Isso pode acontecer por condições como obesidade e aumento das amígdalas.

Apneia do sono central: ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração. Pode ocorrer por insuficiência cardíaca e, mais raramente, por acidente vascular cerebral (AVC) e uso de medicação para dor.

Apneia mista: considerada o tipo mais raro, esse quadro une a apneia obstrutiva e a apneia central.

Principais sintomas da apneia de sono

Para as pessoas que dormem ao lado de um paciente que sobre de apneia de sono, os sintomas podem acabar se tornando bastante claros e fáceis de serem identificados. Essas pessoas acabam apresentando uma grande dificuldade para conseguir respirar enquanto está dormindo, o que provoca momentos nos quais essas pessoas parecem que realmente pararam de respirar.

Além disso, essas pessoas acabam roncando bastante, além de apresentar um sono mais agitado, justamente por estes momentos nos quais as pessoas não conseguem respirar. Mas tudo isso acontece durante um estágio do sono no qual o cérebro não registra o que está acontecendo, fazendo com que estes pacientes acabem não conseguindo lembrar do que está acontecendo.

Dentre os sintomas que podem acabar sendo percebidos pelo paciente estão os seguintes:

  • Hipersônia (sonolência excessiva durante o dia)
  • Despertar abruptamente durante a noite com falta de ar
  • Despertar com a boca seca
  • Cefaleia matinal (dor de cabeça)
  • Insônia
  • Déficit de atenção
  • Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes de uma noite mal dormida
  • Ter esquecimentos frequentes

Como a apneia de sono pode ser identificada?

A partir dos principais sintomas que as pessoas identificam, a apneia de sono deve ser investigada. O diagnóstico acontece especialmente através de um exame chamado de polissonografia noturna.

Durante este teste, o paciente dorme conectado a um equipamento que monitora as atividades do coração, pulmão e cérebro, além de identificar um padrão na respiração e nos movimentos dos braços e das pernas.

Uma outra forma de diagnóstico que também pode acabar sendo utilizado para investigar esta doença é a partir de uma avaliação do nariz e da faringe por um otorrinolaringologista também pode apontar o diagnóstico de apneia, já que permite identificar os locais de bloqueio da passagem do ar.

Apneia do sono tem cura?

Este é um distúrbio que sim, pode ser tratado a ponto das pessoas não sentirem mais as consequências deste problema de saúde. O principal tratamento para a apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante a noite.

Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para chegar a este fim, incluindo a adoção de um aparelho odontológico ao dormir, a fim de manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas.

Existem aparelhos mais avançados e específicos, como o CPAP, e, em alguns casos, algumas cirurgias no nariz, na cavidade óssea ou para remoção das amígdalas e adenoides.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.