Desenvolvimento com halteres: confira benefícios e saiba como melhorar o treino

Exercícios são importantes para o desenvolvimento da musculatura dos ombros.

Publicado em 20/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O desenvolvimento com halteres pode ser considerado como um grupo de exercícios que acabam sendo muito importantes para o desenvolvimento de determinados grupos de músculos superiores, especialmente nos chamados deltoides, que são importantes na proteção articular do ombro.

Desenvolvimento com halteres: confira benefícios e saiba como melhorar o treino

Muitas pessoas acabam não dando a devida importância para os ombros, mas eles podem ser considerados como uma das articulações com maior mobilidade do nosso corpo, permitindo basicamente que as pessoas consigam fazer boa parte dos movimentos com os braços.

Mas justamente por ser essa articulação que acaba sendo sempre exigida, em diversos momentos do dia de uma pessoa, ele acaba se tornando também mais propenso a lesões. Por isso que a musculação específica para esta parte do corpo é tão importante, pois além de evitar uma série de lesões, eles também ajudam na estética desta parte superior.

Anúncios

Dentre as atividades que normalmente acabam sendo recomendadas para as pessoas que estão trabalhando atividades focadas no crescimento e no fortalecimento muscular temos o desenvolvimento com halteres. Ele acaba sendo um dos amis recomendados pelos profissionais de educação física nos treinos dos seus alunos.

Para que serve o desenvolvimento com halteres?

Este exercício físico acaba tendo como foco o trabalho de desenvolvimento do deltoide, músculo responsável por movimentar e estabilizar a articulação do ombro. A partir dos movimentos feitos, as pessoas conseguem perceber que este músculo se torna mais forte e desenvolvido, fazendo com que as pessoas se protejam contra lesões e deixando o visual dos ombros mais largos.

Anúncios

O desenvolvimento feito com a ajuda dos alteres acaba sendo capaz de trabalhar de uma forma mais efetiva a região anterior do deltoide, embora também trabalhe a porção lateral e posterior – e ainda há a participação do tríceps, trapézio e romboides.

Principais benefícios do desenvolvimento com halteres

Um dos principais benefícios deste exercício para os ombros é promover um crescimento que pode ser considerado como simétrico. Esse acaba se tornando um resultado mais interessante do que outros movimentos que normalmente são recomendados para essa parte do corpo, como os com barra, já que os halteres impedem que as pessoas compensem um lado mais fraco com outro lado mais forte.

Ele ajuda também a construir ombros que terão uma m estrutura mais larga, uma vez que os movimentos feitos conseguem atingir deltoides laterais com mais foco. As pessoas que conseguem trabalhar corretamente o desenvolvimento com halteres podem perceber o desenvolvimento de uma aparência em “V” mais pronunciada, com uma cabeça deltoid externa melhor desenvolvida.

Além disso, o movimento feito também ajuda a trabalhar determinados músculos de peitorais. Na prática, eles acabam ficando intensamente contraídos, o que, quando combinado com outras atividades próprias para essa parte do corpo, ajuda no desenvolvimento.

Por último, o desenvolvimento com halteres também consegue atuar no aumento da mobilidade articular, melhorando a coordenação dos movimentos especialmente quando as pessoas utilizam os dois halteres ao mesmo tempo.

Como fazer desenvolvimento com halteres sentado

Para começar, pegue dois halteres e sente-se em um banco. Certifique-se de que a parte de trás do banco esteja posicionada em um ângulo de 90 graus.

Já sentado, coloque um haltere em cada coxa. Se posicione com a parte inferior das costas firmemente apoiada no encosto do banco, mantendo sempre os ombros e as costas o mais retos possível.

Levante os halteres das coxas e leve até a altura dos ombros. Com os halteres na altura dos ombros, gire as palmas das mãos para que fiquem voltadas para a frente. Certifique-se de que seus antebraços estejam perpendiculares ao chão.

Comece a pressionar os halteres acima da cabeça até que os braços estejam totalmente estendidos. Segure o peso acima da cabeça por um momento e depois abaixe os halteres até a altura dos ombros.

Como fazer desenvolvimento com halteres em pé

Este exercício também pode ser feito em pé. Neste caso, é importante começar sempre com os pés afastados na largura dos ombros. Pegue e levante os halteres até a altura dos ombros.

Depois de chegar na postura correta, comece a pressionar os halteres acima da cabeça até que os braços se estendam totalmente. Mantenha essa posição por um momento e depois traga os halteres de volta à altura dos ombros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.