Saiba como harmonizar vinho branco com essas dicas

Saiba como harmonizar vinho branco com essas dicas

Publicado em 05/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O vinho branco é um tipo de vinho bastante popular em diversos países, incluindo o Brasil. Ele conta com algumas características que acabam tornando ele diferente do vinho tinto em relação ao sabor e as sensações que ele causa. Por isso, ele acaba tendo diferentes combinações que podem ser feitas com os alimentos.

Saiba como harmonizar vinho branco com essas dicas

De uma forma geral, essas bebidas acabam sendo apreciadas em função de trazer um sabor mais leve e refrescante. Com isso, diferentemente do vinho tinto, ele é uma escolha mais comum durante os dias mais quentes do ano, como o verão. Mas eles podem ser consumidos em qualquer época do ano.

O que pode ser caracterizado como vinho branco?

De uma forma geral, o vinho branco é assim chamado justamente a partir da sua coloração, que pode variar entre um tom de amarelo palha quase translúcido até o dourado ou âmbar. Essas bebidas acabam tendo menores níveis de compostos fenólicos quando comparados com outros vinhos.

Mas isso não significa que o vinho branco é uma bebida de menos qualidade ou intensidade, em termos de sabor, que os vinhos tintos. Na verdade, existem determinados vinhos brancos que podem ser considerados tão complexos ou até mesmo que determinados vinhos tintos, incluindo aqueles que passam por um longo período de envelhecimento.

Como é feito o vinho branco?

Na produção desta bebida acabam sendo utilizadas basicamente uvas brancas. Mas a cor da casca da uva não acaba sendo considerado como um fator definitivo para a escolha das frutais que serão utilizadas na produção dos vinhos.

É possível fazer vinho branco com uvas tintas desde que o suco seja delicadamente retirado, evitando o contato com as cascas, já que o pigmento encontra-se nelas. Apenas as castas chamadas de tintureiras não podem ser utilizadas, já que sua polpa também acaba sendo vermelha.

No momento em que as uvas chegam na adega, elas são tiradas do cacho e levadas para prensar. Na medida em que as uvas são esmagadas, o suco é liberado, sendo que o mesmo acaba sendo separado das cascas. Após a prensagem, o suco acaba sendo levado para fermentar.

A fermentação do vinho branco geralmente é feita em tanques de inox com temperaturas mais baixa do que a dos tintos, entre 12ºC e 22ºC. Depois disso, existem diferentes etapas, que vão acabar variando de acordo com o vinho. Ele pode ficar mais ou menos tempo estocado, em contato com as borras, ou em contato com outras madeiras e itens que tragam um sabor diferente.

Como harmonizar vinho branco com diferentes pratos

Este acaba sendo um vinho que acaba sendo muito mais fácil de harmonizar do que os tintos, pois essa bebida não conta com muitas quantidades de taninos. Dentre as entradas, por exemplo, muitos pratos combinam com a bebida, tias como saladas, caldo verde, queijos frescos e frutos do mar que tenham saobres mais leves.

Uma outra combinação muito interessante para o vinho tinto é com peixes e aves de uma forma geral, que são carnes que apresentam um sabor mais leve. No caso dos peixes o vinho branco acaba sendo mais interessante do que o tinto, pois evita o sabor um pouco mais metálico que pode surgir, resultado do contato dos taninos com o iodo do peixe.

Por mais que as pessoas geralmente combinem pratos com massas e risotos com os vinhos tintos, determinados preparos dentro desta categoria também podem acabar sendo combinados com vinhos brancos, inclusive com um resultado muito interessante. Um bom exemplo é a massa feita com molho pesto, que leva como base o manjericão.

Já os risotos geralmente levam vinho branco no seu preparo, fazendo com que o arroz acabe tendo um gosto um pouco mais adocicado. Por isso, a bebida também pode ser utilizada como uma continuação do sabor da comida.

Mas são as sobremesas que costumam se beneficiar melhor dos sabores que os vinhos brancos acabam trazendo. Afinal de contas, esse vinho geralmente é mais doce e acaba justamente trazendo uma continuidade para o sabor da última etapa de uma refeição. Doces que tenham base de chocolate, por exemplo, combinam muito bem com o vinho branco. Tortas e bolos, como os que levam morangos e amêndoas também acabam sendo interessantes para serem acompanhadas com o vinho branco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.