4 formas de substituir o pão de uma forma simples e mais saudável

Confira como este alimento pode acabar sendo trocado por algumas opções mais interessantes.

Publicado em 03/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O pão é um tipo de alimento que faz parte da rotina da alimentação de pessoas no mundo inteiro. Ele está presente a milhares de anos como uma das principais fontes de energia, se tornando também um alimento considerado bastante popular e democrático. Hoje em dia existem os mais variados tipos de pães e também muitas formas de consumir eles.

4 formas de substituir o pão de uma forma simples e mais saudável

O grande problema é que alguns tipos de pães acabaram se tornando os mais conhecidos e consumidos. Aquele feito com farinha branca acaba sendo um bom alimento, mas que pode acabar se tornando um problema especialmente para quem quer fazer uma dieta ou ainda ter uma alimentação um pouco mais completa.

Além disso, existem ainda algumas outras condições que podem exigir que as pessoas encontrem algumas alternativas para substituir o pão consumido no dia a dia, como a alergia ao glúten. Além disso, essa substituição também pode ser interessante em algumas condições clínicas, como na endometriose, por exemplo.

Anúncios

Algumas dessa substituições acabam agregando em termos de valores nutricionais, fazendo com que as pessoas tenham acesso a determinados nutrientes e outros componentes que não estão presentes nos pães convencionais. Em outros casos, eles são interessantes para ajudar em casos como os descritos acima ou ainda apenas para adicionar uma maior variedade.

Cuscuz de milho

O cuscuz é um alimento bastante consumido em determinadas regiões do Brasil, mas atualmente ele pode ser encontrado basicamente em qualquer lugar. Ele pode tranquilamente substituir o pão em diversos momentos nos quais este alimento acaba sendo consumido.

Anúncios

Este alimento pode ser considerado como uma excelente fonte de carboidratos, atuando como uma fonte de energia. Ele também é considerado como rico em fibras, o que ajuda especialmente para as pessoas que estão buscando alimentos que forneçam uma maior saciedade, ao mesmo tempo que consegue manter os níveis de energia. Como não contém glúten, o cuscuz de milho é excelente para quem sofre de doença celíaca.

Tapioca

Já a farinha de tapioca também é um alimento que acabou se tornando muito popular, sendo feita das mais variadas formas. Mas uma das suas principais características é que a goma de tapioca, vendida na forma de farinha, pode facilmente ser transformada em um alimento, com as pessoas tendo mais praticidade no dia a dia.

Ela oferece ainda algumas vantagens quando comparadas com outros alimentos, como o pão, incluindo o fato de não conter glúten. Ela conta ainda com uma forte fonte de carboidratos, que permite com que as pessoas tenham acesso à energia utilizada no dia a dia. Ela também pode, tranquilamente, substituir outros alimentos.

Panqueca

A panqueca nada mais é do que uma massinha feita com determinado tipo de farinha, sendo a mais popular a de trigo, que normalmente acaba sendo consumida dentro de uma refeição principal. Mas alguns tipos de panqueca podem acabar sendo utilizadas para substituir o pão.

Um bom exemplo é a panqueca de banana. Elas podem ser consideradas como excelentes fontes de carboidratos. Além disso, a banana adiciona naturalmente doçura às panquecas, reduzindo a necessidade de adição de açúcares refinados. Para fazer, é muito simples. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 banana (prata ou nanica) madura
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 pitada de canela (opcional)

Para preparar: Em uma tigela, misture a banana amassada, os ovos, a aveia e a canela até obter uma massa uniforme. Em seguida, coloque a mistura na frigideira antiaderente, ajustando o tamanho da panqueca conforme desejado, sem a necessidade de utilizar óleo.

Batata-doce

Este alimento se tornou um verdadeiro queridinho das pessoas que acabam querendo ter uma vida mais fitness, especialmente as que treinam regularmente. E não é por acaso, já que ela fornece uma excelente fonte de energia, e ao mesmo tempo conta com menos calorias do que outros tipos de carboidratos, incluindo a batata convencional.

A batata-doce também oferece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como fibras e vitaminas do complexo B. Ela é bastante versátil, pode ser preparada das mais variadas formas e ainda possui um custo relativamente barato na grande maioria das regiões.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.