Como lidar com comportamentos estressantes dos chefes?

Saiba como lidar com essas dificuldades que surgem no ambiente de trabalho.

Publicado em 27/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ambiente profissional e o mercado de trabalho de uma forma geral acaba trazendo uma série de desafios para as pessoas de uma forma geral. E acaba sendo algo bastante comum encontrarmos funcionários que não estão nada contentes com o seu chefe. Em alguns casos este descontentamento está relacionado ao trabalho de uma forma geral, mas em outros casos o temperamento do chefe acaba sendo decisivo.

Como lidar com comportamentos estressantes dos chefes?

Existem muitas pesquisas e trabalhos feitos com o objetivo de entender melhor como funciona essa relação entre funcionário e patrão, tanto quando estamos falando do dono da empresa em questão como quando estamos falando da relação de dois funcionários que estão apenas em posições hierárquicas diferentes.

Também já foram identificados diversos comportamentos que acabam sendo identificados nos mais variados tipos de chefes. Confira alguns deles e algumas dicas para conseguir lidar com eles do ponto de vista do funcionário.

Chefes que não aceitam sugestões e opiniões

Anúncios

Um dos comportamentos mais comuns entre os chefes, o que pode acabar se tornando até mesmo um problema para a estrutura da organização de uma forma geral, é quando eles não aceitam nenhum tipo de sugestão ou de opinião que sejam diferentes daquilo que eles pensam. Neste caso, os funcionários precisam realmente entender os motivos que levam o chefe a não aceitar suas ideias e sugestões. Pode ser necessário conversar com pessoas que estejam acima do nível hierárquico do chefe.

Cobra pró-atividade sem delegar funções

Muito se pede, nos dias de hoje, que os funcionários sejam pró-ativos nas suas funções, mas sem delimitar o que de fato pode ser considerado como proatividade. Geralmente as empresas esperam que os colaboradores resolvam problemas antes deles surgirem e encontrem soluções e alternativas de forma independente. Mas isso acaba sendo possível apenas em ambientes profissionais que de fato criem um espaço propício, com confiança e limites muito bem demarcados. E isso é raro.

Anúncios

Neste caso, é muito importante que os funcionários tentem uma conversa franca com o seu superior, até mesmo para explicar que talvez ele esteja sendo uma figura muito mais centralizadora do que ele acha que é. Também é importante ajudar a definir processos efetivos que permitam com que os gestores acompanhem o desenvolvimento das atividades pela sua equipe.

Assume todos os créditos pelo trabalho em equipe

Esse é um tipo de comportamento que gera muita frustração nos funcionários de uma forma geral. A empresa pode até mesmo acabar perdendo grandes talentos, de forma efetiva, caso este tipo de comportamento esteja já enraizado na estrutura corporativa. São líderes que, de fato, acabam não tendo as qualidades esperadas dos gestores, o que pode acabar colocando a empresa em uma situação complicada quando realmente depender das ideias do profissional.

Neste caso, os colaboradores acabam realmente tendo poucos caminhos que possam ser seguidos, já que uma conversa direta com o chefe que toma este tipo de atitude dificilmente pode surgir efeito. Neste caso, os funcionários podem garantir, através dos processos e ferramentas estipulados na empresa, que seus créditos apareçam a partir de ideias e até mesmo no desenvolvimento dos projetos.

Chefes que gritam e que humilham os seus funcionários

Um tipo de problema que pode acabar com a autoestima de um funcionário e causar sérios problemas para a empresa, incluindo problemas na justiça. Os funcionários devem verificar se este é um comportamento pontual ou recorrente. No primeiro caso, uma conversa honesta pode resolver a situação.

Mas caso este comportamento seja recorrente, os funcionários acabam tendo o direito de recorrer a instancias superiores, interna e externas à empresa, para resolver a situação. Mas também será preciso estar pronto para encarar as consequências.

Chefe com humor que oscila

Essa variação no humor e na forma como as situações são resolvidas dentro do ambiente de trabalho acaba prejudicando a relação como um todo. Uma das principais consequências é que o colaborador se torne inseguro, até mesmo quando está certo e pode colaborar com uma determinada situação.

Até certo ponto é normal que o ser humano tenha variações no humor, sendo que quando isso acontece com o chefe acaba reverberando em toda equipe. Pode ser interessante tentar aproveitar os momentos de melhor humor para tentar conversar com o superior, mas em casos mais graves será importante recorrer as posições mais altas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.