5 dicas para cuidar do couro cabeludo, de acordo com dermatologistas

Saúde do couro cabeludo reflete diretamente nos fios.

Publicado em 25/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os cuidados com a saúde dos fios capilares dependem de uma série de fatores. Existem os tratamentos que são considerados como mais diretos e que acabam sendo feitos com a utilização de determinados produtos diretamente em toda extensão do cabelo. Mas também dependem da saúde interna do organismo e do couro cabeludo como um todo.

5 dicas para cuidar do couro cabeludo, de acordo com dermatologistas

Nos últimos anos os cuidados que as pessoas devem ter com os seus fios de cabelos estão mais focados justamente no couro cabeludo, que é a base e que oferece toda a estrutura para o crescimento e desenvolvimento dos fios. A indústria da beleza entendeu e isso e passo a se concentrar, de uma forma mais efetiva, nesta parte da cabeça, ao invés de pensar apenas no comprimento dos fios.

É no couro cabeludo que podem ser encontrados os chamados folículos pilosos, que acabam se tornando os responsáveis pela produção e também pelo crescimento do pelo de uma forma geral. Por isso que este espaço deve ser saudável, já que possíveis deficiências podem acabar prejudicando o crescimento, a textura e a força dos fios.

Anúncios

Dentre os principais problemas que que são encontrados nesta parte do corpo e que impactam diretamente no desenvolvimento dos fios, como o excesso de oleosidade, a capas, resíduos de produtos e até mesmo determinadas condições dermatológicas, como foliculite e alopécia androgênica -, podem comprometer a barreira capilar.

Para cuidar de uma forma efetiva do couro cabeludo, confira algumas dicas fundamentais apontadas pelos dermatologistas:

Limpe de forma adequada

Anúncios

Um dos primeiros passos é adotar um procedimento de limpeza que seja considerado fundamental e recomendado para as características da pessoa. Ela começa com a escolha correta de um bom shampoo, que atenda às necessidades dos fios e também do couro.

Outro fator importante é a frequência das lavagens, que devem sempre ser mantidas para que não gere um acúmulo de resíduos e também para não deixar que aconteça um acúmulo de oleosidade na raiz dos fios. E, no momento da lavagem, é importante ficar atento a temperatura da água. Não é recomendado lavar os fios com uma água de banho muito quente.

Seque bem os fios antes de ir para cama

Este acaba sendo um passo que a grande maioria das pessoas sabem, especialmente aquelas que possuem cabelos mais longo. Mas nem sempre acaba sendo muito fácil. Na correria do dia a dia, em muitos casos as pessoas chegam em casa tarde e tudo que elas querem é tomar um banho e ir rapidamente para cama.

Mas deitar com os fios úmidos acaba sendo um grande mal para o couro cabeludo de uma forma geral, pois é essa parte que acaba tendo uma maior dificuldade para “respirar” e fazer com que essa umidade se dissipe. Por isso, é muito importante tomar banho mais cedo para dar tempo que a cabeça seque bem, ou então contar com a ajuda de secadores.

Tenha uma alimentação balanceada

O organismo acaba tendo um papel importante também na forma como os fios nascem e se desenvolvem. Por conta disso, acaba sendo muito importante adotar uma alimentação que seja considerada como balanceada. É importante adotar uma alimentação que seja rica em nutrientes, como: vitaminas, minerais e proteínas.

Pesquisas indicam que alguns alimentos específicos acabam sendo interessantes para melhorar a qualidade dos fios, como os peixes oleosos, que possuem cerca de 30% de óleo, nozes, ovos e também as folhas verdes escuras.

Evite os produtos químicos mais agressivos

A cabeça acaba recebendo muitos produtos agressivos, já que as pessoas gostam muito de modificar a estrutura e o visual dos fios. E isso pode ir causando uma série de problemas no couro cabeludo de uma forma geral. Especialmente se a pessoa apresentar alguma dificuldade ou sensibilidade. O melhor sempre é acabar optando pelos produtos que são considerados mais brandos.

Utilize proteção solar

Não é apenas o corpo e o rosto que precisam receber uma determinada camada de protetor solar para impedir que os raios UV cheguem de uma forma tão agressiva. O couro cabeludo também deve receber este cuidado, especialmente para os que possuem menos quantidade de fios. Além de determinados produtos que ajudam a bloquear os efeitos dos raios UV, em muitos casos o que acaba sendo mais efetivo é a barreira física mesmo, como o chapéu.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.