Remédios caseiros para garganta: confira os melhores

Conheça algumas dicas interessantes de tratamentos mais naturais resolver o problema.

Publicado em 31/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Irritações e inflamações na garganta acabam surgindo com uma certa frequência em determinadas pessoas, especialmente quando elas acabam ficando mais expostas a determinadas condições climáticas. Estes sintomas frequentemente estão associados a temperaturas mais frias, mas durante o verão os casos também acontecem com uma certa frequência.

Remédios caseiros para garganta: confira os melhores

Durante os dias mais quentes do ano, os grandes vilões acabam se tornando as trocas de temperaturas que são mais bruscas e que as pessoas enfrentam no seu dia a dia. Por exemplo, a partir do momento que elas deixam um ambiente climatizado com o ar-condicionado acabam, em dias quentes, sofrendo uma grande variação de temperatura em poucos segundos.

Algumas pessoas acabam sendo mais sensíveis a estas mudanças, e com isso elas sentem de uma forma mais frequente dores e irritações na garganta. Existem diferentes causas. Infecções costumam ser, por exemplo, consideradas como um problema para quem acaba tendo uma maior sensibilidade.

Anúncios

Mas não são apenas elas que podem prejudicar o funcionamento e a saúde desta parte do corpo. Por exemplo, alergias geralmente acabam sendo ocasionada pela reação do corpo a determinados elementos externos, mas não está relacionada com o quadro de infecção. Casos de refluxo gastroesofágico, por exemplo, também acabam afetando essa parte do corpo.

Existem diferentes remédios disponíveis nas farmácias para tratar a dor ou a irritação na garganta, mas na maioria dos casos os medicamentos vão tratar as possíveis causas. Mas existem alguns tratamentos caseiros e mais naturais que podem ajudar a trazer um alívio para a garganta, que é uma parte mais sensível do corpo.

Anúncios

Confira algumas dicas de tratamentos naturais que podem ajudar no tratamento de problemas da garganta.

Chás

Os chás acabam sendo bebidas muito apreciadas pelas pessoas de uma forma geral, pois elas acabam geralmente utilizando as propriedades naturais de determinados elementos seu trazer muitos efeitos colaterais. Alguns dos chás muito conhecidos pelas pessoas acabam sendo mais interessantes para o tratamento de problemas na garganta, tais como camomila, sálvia ou outros ingredientes, como gengibre e até alho.

Todos estes itens citados acima acabam tendo determinadas propriedades que ajudam a reduzir a inflamação e o incomodo da garganta de uma forma geral.

Mel

Um outro produto natural que é utilizado pelas pessoas das mais variadas formas também pode se tornar um importante aliado no combate de problemas concentrados na garganta. Ele pode ser consumido tanto puro quanto também com alguns outros elementos, como o leite ou combinado com frutas cítricas, como o limão.

Este item produzido pelas abelhas acabam oferecendo para as pessoas interessantes propriedades calmantes, atuando também no processo de hidratação da mucosa da garganta, reduzindo a irritação e sintomas como a tosse.

Xarope caseiro de guaco

Uma receita considerada bastante clássica e conhecida, especialmente pelos mais velhos. O guaco é um item natural que oferece uma série de benefícios para as pessoas de uma forma geral, com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e expectorantes. Para fazer o xarope:

  • Comece caramelizando uma xícara de açúcar em uma panela funda;
  • Depois que o açúcar estiver dourado, acrescente um litro de água fervendo diretamente na panela;
  • Coloque folhas 9 folhas de guaco lavadas e mexa Ben até que todo o açúcar seja desmanchado;
  • Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas;
  • Deixe esfriar e depois passe a mistura por um coador;
  • Acrescente 1 xícara de mel e mexa até ficar Ben homogêneo;

Água

A boa e velha água também não deixar de ser considerada como uma poderosa alternativa de tratamento natural para diferentes problemas que podem surgir na garganta das pessoas. Muita da irritação que as pessoas sentem acabam surgindo justamente em função de um maior ressecamento da região, e a água ajuda a hidratar.

Além de ingerir o líquido, é importante que ela seja utilizada de uma forma com que ela fique com mais contato com a garganta de uma forma mais específica. Por isso, o gargarejo com água também pode ser feito e ajuda a aliviar alguns sintomas.

Algumas pessoas podem preferir acrescentar alguns elementos no gargarejo que ajudam a potencializar o efeito calmante. Um bom exemplo é a combinação de água morna com um pouco de sal, pois a mistura promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.