7 dicas certeiras para quem quer voltar para a academia em 2024

Saiba como voltar a treinar neste ano.

Publicado em 02/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Manter uma rotina fitness não é uma tarefa das mais fáceis. Afinal de contas, uma série de questões acabam estando diretamente relacionadas com a ideia de manter uma rotina de atividades físicas. Antes de mais nada, é preciso uma dedicação de tempo, o que na maioria dos casos já acaba se tornando um problema.

7 dicas certeiras para quem quer voltar para a academia em 2024

Além disso, existe um comprometimento físico que necessita de um determinado preparo físico e psicológico. As pessoas que estão já inseridas em uma rotina mais corrida, por exemplo, acabam geralmente tendo uma maior dificuldade para conseguir inserir mais uma rotina cansativa.

Tudo isso faz com que a quantidade de desistências de matrículas feitas nas academias sejam frequentes. E mesmo que as questões financeiras interfiram em determinados casos, já que as mensalidades costumam ter um peso no bolso dos alunos, muitas vezes as questões de disposição acabam pesando mais, uma vez que muitos desistem mesmo depois que pagam por um determinado plano mais longo.

Anúncios

Para quem está pensando em voltar e se manter na academia ao longo deste ano de 2024, confira algumas dicas certeiras:

Comece do zero

Antes de mais nada, a partir do momento que a pessoa decide retomar, é muito importante que elas levem em consideração todo o tempo que elas ficaram paradas. Recomeçar achando que as pessoas terão o mesmo rendimento de quando elas estavam treinando pode ser um tanto quanto frustrante, pois isso simplesmente não vai acontecer.

Anúncios

Neste caso, é fundamental pedir uma orientação para os profissionais da área da saúde, que vão indicar a melhor forma de retomar estas atividades físicas.

Mantenha-se sempre hidratado

É fundamental manter a hidratação do corpo, especialmente para quem vai retomar as atividades neste começo de ano, que é o verão no Brasil. Neste caos, não deixe de beber bastante água para repor todas as perdas que acontecem durante a fase dos movimentos. Ela ajuda especialmente a manter a temperatura do corpo de uma forma regulada. O ideal é beber pelo menos 2,5 litros em dias de exercícios.

Diminua a carga

Ainda dentro daquela ideia de que as pessoas devem começar aos poucos, de uma forma mais lenta, é interessante diminuir um pouco a carga, pelo menos naquelas atividades relacionadas a musculação e afins. Caso a pessoa se sinta confortável em fazer os movimentos com os pesos mais leves, elas podem ir retomando os aumentos até atingir os níveis anteriores. Já nos exercícios aeróbicos, pode ser interessante diminuir a intensidade ou o tempo.

Faça aquecimento

O aquecimento ou o alongamento é um tema que atualmente é considerado um tanto quanto polêmico entre os profissionais da área da saúde. Alguns professores e profissionais atém mesmo retiram eles das rotinas. Mas é importante manter pelo menos alguns mais específicos para o conjunto de músculos que mais serão trabalhados nas rotinas.

Invista em um check up

Nesta retomada, especialmente para as pessoas que já não são consideradas mais jovens, pode ser interessante investir em uma bateira de exames que consiga oferecer um bom retrato da situação do corpo da pessoa. Neste caso, é interessante fazer tanto os exames laboratoriais como também exames de imagem e de esforço físico, justamente para que o médico possa identificar algum problema que pode acabar se tornando mais grave na medida em que as atividades físicas vão sendo feitas.

Mantenha-se motivado

A motivação acaba se tornando um dos principais aspectos de quem consegue se manter por mais tempo em uma rotina de atividades físicas. Algumas pessoas conseguem atingir estes níveis de satisfação de uma fora mais fácil e rápida, bastando apenas o movimento. Mas outras pessoas acabam não conseguindo ter essa recompensa tão facilmente. Para elas, é fundamental encontrar formas de seguir se mantendo motivado.

Uma estratégia é identificar os principais pontos de frustração e evitar os mesmos. Por exemplo, se a pessoa fica muito irritada ao frequentar as academias com muitas pessoas, será preciso buscar horários que sejam considerados como alternativos.

Avalie a academia

Nem sempre a academia que a pessoa frequente é a mais interessante para ela. Por isso, pode ser interessante avaliar e buscar alternativas, especialmente quando a pessoa não está se sentindo satisfeita com o espaço utilizado para os treinos naquele momento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.