5 benefícios de Selênio para sua saúde

Saiba mais sobre o selênio, para o que ele serve e as suas principais fontes.

Publicado em 09/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O selênio é um tipo de elemento de grande importância para o corpo, e contradiz as quantidades minúsculas onde ele acaba se representando. Bem na verdade, se trata de um elemento interessante e tóxico em grandes quantidades, mas fundamental para o corpo em pequenas quantidades. Muito importante e considerado central para a saúde a nível celular, o selênio acaba por atuar ainda como um tipo de antioxidante, e como anticoagulante de forma que a influência positiva possa abranger um espectro muito largo.

5 benefícios de Selênio para sua saúde

Quando é interessante que ocorra a suplementação do Selênio?

A ideia de suplementação do selênio se torna algo extremamente atrativa, principalmente quando se considera os diversos benefícios do selênio para o emagrecimento e o ganho da massa muscular. A suplementação deverá ser considerada com todo o cuidado, nenhum benefício é obtido a partir dos níveis anormalmente elevados de selênio, bem pelo contrário, este se trata de um elemento que pode ser perigoso e precisa ser devidamente controlado.

Confira alguns benefícios do selênio para uma boa forma e a saúde, e assim você irá entender para que finalidade serve e onde pode-se encontrar este tipo de mineral.

O selênio é excelente para prevenir o câncer

Anúncios

A influência do mineral proporciona a manutenção do ciclo de vida ideal das células, o que é algo muito importante para evitar o câncer. O selênio, neste sentido, acaba reforçando a tendência á apoptose, o que é a morte natural e programada de células. Caso este mecanismo para que serve o selênio não funcione corretamente, as chances de se desenvolver o câncer podem aumentar de forma significativa.

O selênio é excelente para combater os radicais livres

Saiba que o combate dos radicais livres, bem como seus danos é um dos benefícios mais relevantes do selênio. A partir disto, a presença dos níveis de selênio poderá potencializar a regeneração do DNA, este que é atacado por radicais livres de forma que o papel do selênio seja evitar o câncer, de forma ainda mais relevante.

Anúncios

As funções do selênio, de maneira indireta, atuam como antioxidantes protegendo o corpo de muitas doenças inflamatórias que são comum do envelhecimento, entre elas a artrite e a gota, da mesma forma são prevenidas doenças como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

O Selênio proporciona a melhoria da imunidade

Muitas doenças comuns, podem ser prevenidas com o selênio. A partir disto, o estímulo ao funcionamento do sistema imunológico possui um grande destaque entre os benefícios do selênio, o que oferece ainda mais potência para a imunidade ao diminuir as inflamações, e desta forma evitar possíveis situações de sobrecarga para o sistema imunológico.

O Selênio auxilia na perda de peso

Para a perda de peso, os benefícios do selênio são diversos, e claramente significativos. Através da glândula tireóide, pequenas quantidades deste mineral poderão influenciar de forma direta o emagrecimento mais significativamente do que grandes quantidades de outros minerais.

Este emagrecimento ocorre mais facilmente pela presença dos níveis adequados de selênio, já que a glândula tireóide em bom funcionamento acaba assegurando um metabolismo muito mais rápido.

O selênio auxilia no ganho de massa muscular

Assim como ocorre com todos os antioxidantes, o selênio acaba por oferecer aos músculos uma proteção interessante e efetiva contra os radicais livres, estes que são liberados após os treinamentos de resistência muscular. A partir disto, os músculos são ligeiramente beneficiados pelo selênio, a partir do momento que sua recuperação após o treino poderá se tornar mais rápida.

A falta do selênio em nosso organismo acaba gerando quadros de fraqueza muscular e de fadiga, o que poderá se prolongar tanto quanto durar a escassez de selênio no organismo. De forma progressivamente grave, porém, é a falta de estímulos á glândula tireoide, que poderão passar a funcionar a níveis bem abaixo do ideal.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.