Consumir mais Zinco melhora a saúde?

O Zinco é um mineral fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Publicado em 09/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Contar com uma alimentação rica em minerais é algo fundamental para manter a saúde em dia. Apesar disto dentre os diversos tipos de nutrientes, um deles conta com um papel muito importante que é o zinco. O Zinco é fundamental para que nosso corpo funcione de forma interessante e eficiente. O Zinco protege as pessoas de um número bastante grande de doenças e ainda auxilia no combate de outras que se instalaram em nosso organismo.

A falta do Zinco na alimentação é um problema bastante sério para a saúde, que conforme a Organização Mundial da Saúde, está ligada a diversas situações de morte, pois este mineral possui uma importante função em nosso sistema imunológico diariamente. Em países mais pobres, este problema é muito  comum, e a carência de zinco, porém, ocorre também em países mais ricos.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, a população brasileira possui um consumo moderado de zinco, mas não é nem perto do ideal, e fica atrás de países como o Uruguai, o Chile e a Venezuela.

Consumir mais Zinco melhora a saúde?

Qual o consumo mínimo indicado de zinco para a saúde?

Anúncios

O consumo mínimo indicado de zinco é algo em torno de sete miligramas por dia para as mulheres e nove miligramas por dia para os homens, isto poderá variar conforme a idade. Para pessoas com mais idade, ou idosos, o número fica entre oito para as mulheres e 11 para os homens. Aqui no Brasil podemos contar com um número um pouco inferior a este.

Qual o papel do Zinco em nosso organismo?

O papel bastante importante do zinco no organismo ocorre a partir do sistema imunológico. Saiba que o Zinco é fundamental tanto para a síntese das células imunológicas como também na sua ação de defesa contra os vírus, bactérias e principalmente fungos.

Anúncios

As pessoas que não consomem quantidades suficientes de zinco, possuem maiores chances de sofrer com a ação dos agentes infecciosos, e por este motivo acabam passando mais tempo doentes se forem comparadas com pessoas que possuem uma ingestão de zinco mais frequente e adequada.

Outra particularidade é que o zinco ainda protege o organismo por contar com uma ação antioxidante, o que diminui a quantidade dos radicais livres em nosso organismo. Esta é uma molécula que afeta de forma negativa as funções das células, aumentando desta forma as chances de desenvolver diversos tipos de cânceres.

Ao menos 100 tipos de enzimas diferentes precisam de zinco para que consigam catalisar as reações químicas que mantém funções celulares consideradas eficientes. O Zinco neste sentido, conta com uma função importante de proporcionar nossa imunização, e auxiliar praticamente todo o nosso corpo na melhoria de sua manutenção.

O Zinco é fundamental para a Nutrição infantil

Temos o Zinco também como um dos mais importantes nutrientes oferecidos para as crianças. A ingestão de forma adequada deste mineral é algo fundamental para que os pequenos possam crescer de forma saudável. Conforme a OMS, muitas das maiores causas de morte de crianças são a diarreia, que gera 18% das mortes entre as crianças no mundo e a pneumunia, estes problemas são relacionados de forma direta a alimentação deficitária de zinco.

Conforme pesquisas realizadas pela Unicef no ano de 2009, os suplementos que possuem zinco para gestantes são excelentes na prevenção de diversas complicações durante o parto, e ainda para auxiliar o bebê a ganhar peso após seu nascimento, desta forma é possível reduzir os riscos de infecção. Neste sentido, é muito indicado que as grávidas possam consumir todos os dias ao menos 12 mg de zinco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.