O que é insônia? Dicas saudáveis para evitar as noites em claro

São muitos os tipos de insônia e para cada um deles existe um tratamento específico. Por este motivo, é fundamental que se identifique a causa para depois optar por um melhor trata

Publicado em 03/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Uma situação cada vez mais comum atualmente, demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou até mesmo sentir que o sono não foi reparador, este pode ser um dos sinais de que está ocorrendo situações de insônia no seu dia a dia. Existe ainda uma estimativa de que um a cada cinco adultos sofram com este tipo de problema.

Conforme especialistas, existem vários tipos ou degraus deste problema, e para cada uma das situações existe um tratamento específico. A identificação da causa, e saber corretamente se ela está relacionada a uma doença física ou mental, ou a um fator ambiental é o primeiro passo para solucionar os problemas.

Muitas pessoas não conseguem dormir com claridade, de acordo com especialistas esta situação não acontece, pois, a luz inibe a produção da melatonina, o hormônio que faz com que possamos dormir. Nesta situação, até mesmo a luz dos aparelhos eletrônicos ou frestas de portas e janelas são suficientes para atrapalhar de vez o sono, uma boa dica neste sentido é se utilizar de uma fita isolante, panos ou mesmo um tapete para cobrir o espaço e assim dormir melhor.

Anúncios

Aprenda em seguida algumas dicas que podem te ajudar a prevenir e remediar os danos gerados pela insônia.

O que é insônia? Dicas saudáveis para evitar as noites em claro

Comece organizando seu quarto

O ato de deixar a cama bagunçada, bem como as roupas jogadas no chão, e a estante desarrumada poderão atrapalhar e muito o seu sono. Não há como se negar, quando chega em casa e tudo está organizado, você conta com a sensação de aconchego e tranquilidade. Por isso vale a pena reservar alguns segundos de sua manhã para esticar o cobertor, e antes de dormir, procure guardar as calças e as blusas no armário. Outra dica interessante é procurar investir em cores que sejam mais claras em sua decoração.

Não deixe para fazer exercícios muito tarde

Anúncios

Para diversas pessoas, malhar menos de quatro horas antes de dormir acaba atrapalhando o período do sono. Afinal de contas seu corpo libera as endorfinas e substâncias que são estimulantes durante a prática de exercícios. Mas é claro, que se não tiver jeito, é melhor manter a sua atividade durante a noite do que se sentir culpado por não se mexer durante o dia.

Procure manter sempre seu celular longe da cama

A iluminação do aparelho acaba atrapalhando a produção da melatonina, o que é o famoso hormônio do sono. Por este motivo, é interessante esquecer o costume de responder os contatos depois de estar acomodado nos lençóis. Procure ainda colocar o celular e o despertador bem longe do seu criado mudo para diminuir as chances de ficar ansiosa ao olhar para o relógio quando o mesmo despertar durante a noite.

Anote sempre todas as suas tarefas em um papel

Ao invés de matutar na cabeça todos os pepinos que precisa resolver no dia seguinte, procure anotar tudo em um caderninho. Desta forma sua mente não irá ficar ansiosa, e procure se lembrar que não é possível salvar o mundo todo em um dia só e nem mesmo embaixo de seu cobertor.

Veja as vontades de seu corpo

De nada adianta forçar pois o sono não vêm, saiba que quem sofre de insônia, deverá deitar apenas quando estiver realmente cansado. Desta forma, se isto não for feito, o processo poderá se tornar ainda mais traumático e mais estressante. Procure sempre que possível ler um livro no sofá da sala, ou ainda se acordar no meio da noite, procure ir ao banheiro. O ato de contar carneirinhos não adianta nada pois irá deixar o cérebro mais ativo. Caso o sono não apareça em pelo menos 20 minutos, de nada adianta insistir, o melhor é se levantar mesmo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.