7 alimentos que melhoram seu humor e a qualidade do seu sono

Confira algumas comidas que podem ajudar a elevar os níveis de serotonina.

Publicado em 30/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia acaba tendo algum tipo de efeito no nosso organismo. Em muitos casos eles podem acabar sendo utilizados até mesmo para estimular alguns resultados esperados quando as pessoas consomem determinados medicamentos ou suplementos. Um exemplo é o conjunto de alimentos que são considerados ricos em triptofano.

7 alimentos que melhoram seu humor e a qualidade do seu sono

Este é um aminoácido considerado como essencial no dia a dia das pessoas, pois ele acaba estando diretamente em um hormônio que também é considerado como muito importante no organismo, que é a serotonina. Ele acaba sendo utilizado nos processos químicos de coisas que acontecem no dia a dia das pessoas e que muitas vezes não acontece da forma como deveria, como o sono e também o humor.

O triptofano não é produzido pelo corpo, por isso as pessoas realmente precisam obter ele vindo de agentes externos, que são os alimentos ou então os suplementos. Esse mesmo aminoácido também é um componente essencial na síntese de niacina (vitamina B3), que desempenha um papel vital no metabolismo energético e no funcionamento saudável do sistema nervoso.

Anúncios

Portanto, é correto afirmar que as pessoas que conseguem manter níveis mais elevados de triptofano no organismo acabam percebendo uma série de vantagens, incluindo uma melhoria no humor e também uma melhor qualidade de sono.

Confira alguns alimentos importantes para manter os níveis de triptofano no organismo:

Tangerina

Anúncios

Muitas frutas contam com boas quantidades de triptofano na sua composição, incluindo, além da tangerina, banana, abacate, mamão, dentre outras. Além disso, a tangerina também conta com uma série de outros nutrientes que são considerados muito importantes para o organismo, incluindo a Vitamina C, que acaba tendo um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico.

Grão de bico

As leguminosas também são muito importantes em uma dieta saudável, especialmente para as pessoas que estão interessadas em ajudar o corpo a produzir mais serotonina e ter uma sensação de bem-estar. Dentre as mais interessantes neste grupo de alimentos estão o grão de bico, a lentilha, a soja e também o feijão azuki. No caso do grão de bico, que é conhecido como “grão da felicidade”, ele conta com elementos que podem causar a mesma sensação de bem-estar que o chocolate, por exemplo.

Semente de girassol

Algumas sementes também acabam sendo interessantes para ajudar o corpo na produção de serotonina, incluindo as de abóbora, de girassol e também de gergelim. Essas sementes também acabam tendo uma série de outros elementos importantes para o corpo, incluindo nutrientes como proteínas, fibras, gorduras saudáveis e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a proteger o organismo contra danos celulares.

Aveia

De uma forma geral, os cereais que são considerados como integrais também contam com boas quantidades de triptofano na sua composição, o que ajuda na produção de serotonina. Além da aveia, outros alimentos que também estão nesta mesma categoria são a quinoa e também o arroz integral. Todos eles contam ainda com boas quantidades de fibras na sua composição, o que ajuda a manter o intestino funcionando em dia.

Iogurte

Grande parte dos produtos que são considerados como lácteos, ou seja, aqueles que são feitos com grandes quantidades de leite, possuem quantidades interessantes de triptofano que ajudam a manter as reservas necessárias para o dia a dia. O queijo e o próprio leite, consumido puro, também devem ser mantidos na dieta em virtude de uma série de propriedades interessantes, incluindo essa substância que ajuda na produção da serotonina.

Ovo

O ovo também é um item que está cada vez mais presente em uma dieta que possa ser considerada como saudável. Antes ele era considerado até mesmo um vilão, mas nos dias de hoje se tornou uma das melhores fontes de proteína animal. Ele também conta com quantidades interessantes de triptofano na sua composição, melhorando o humor e a disposição no dia a dia.

Chocolate amargo

Além de ser muito mais saudável do que o chocolate convencional, o que faz com que ele possa ser mantido na dieta tranquilamente, o chocolate amargo também oferece uma quantidade interessante de triptofano na sua composição. Ele também é uma fonte de colina, que é componente relacionado ao complexo B.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.