6 atividades físicas para se livrar da ansiedade e do estresse

Confira alguns exercícios que podem acabar ajudando a manter a mente mais calma.

Publicado em 07/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O estresse e a ansiedade são problemas mentais sérios e que estão aumentando consideravelmente entre a população do mundo inteiro. De acordo com um estudo feito pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (Isma-BR), 70% da população do país já apresentou ou tem sintomas de estresse. E este problema acaba se manifestando das mais variadas formas.

6 atividades físicas para se livrar da ansiedade e do estresse

Essas situações que acabam fazendo com que as pessoas não consigam ter uma saúde mental estável podem levar a uma série de outros problemas de saúde mais graves. Um deles é a Síndrome de Burnout, uma situação de puro esgotamento físico e mental que acontece especialmente no ambiente de trabalho. Também pode ser o começo de uma depressão mais profunda.

Nestes momentos, é importante que as pessoas prestem um pouco mais de atenção aos sinais que surgem o tempo todo e comecem a tomar algumas atitudes para resolver os problemas. Existem diversas atividades que podem ser adotadas rotineiramente e que ajudam a acalmar tanto o corpo quanto a mente.

Anúncios

Confira algumas dicas de atividades físicas que ajudam a acalmar a mente e reduzir os níveis de estresse e ansiedade de uma forma geral.

Relaxamento muscular progressivo

Este é um método que consiste em uma série de atividades que visam o relaxamento muscular progressivo de uma forma geral. No começo as pessoas devem se concentrar em movimentos que vão relaxar e contrair os músculos do corpo de uma forma geral. Na segunda etapa, o objetivo é continuar focando mentalmente a atenção a cada parte do corpo. Por último, é indicado pensar em coisas relaxantes e fazer visualizações de cores e luz que tragam paz.

Meditação

Anúncios

Mesmo que possa ser visto como algo que as pessoas fazem apenas paradas, esta pode acabar sendo considerada como uma forma de atividade física, especialmente diante do grande desafio que é conseguir se desconectar de toda a loucura que está acontecendo no nosso mundo ao redor. Existem diferentes tipos de meditação que podem ser feitas, sendo que cada um conta com algumas técnicas específicas, como mindfulness, mantra, meditação guiada, dentre outros.

Respiração

Se concentrar na capacidade e na habilidade de respirar também pode ser considerado como uma importante atividade física que ajuda a acalmar o corpo e a mente. O estresse e a ansiedade acabam, na grande maioria dos casos, mudando o padrão de respiração das pessoas de uma forma geral. E uma boa dica para tentar retomar o controle é tentar se concentrar na mudança deste padrão, tentando retomar a normalidade. Existem algumas técnicas que podem ajudar, como contagem inspirar e segurar a respiração por 7 segundos, ou ainda inspirar contando até três, segurar o ar nos pulmões por três segundos e depois inspirar por mais três segundos.

Massagem

A massagem também é um tipo de atividade muito interessante para as pessoas relaxarem. Existem tanto as técnicas de massagem que são aquelas consideradas como as mais tradicionais, como as que são aplicadas por outras pessoas, como também as técnicas de automassagem, que são as que as próprias pessoas se aplicam. Os movimentos feitos durante a massagem ajudam na renovação de energias e no estímulo da circulação sanguínea.

Yoga

Já essa é uma atividade física um pouco mais intensa, mas que também pode ser feito pelos iniciantes. Essas atividades oferecem diversos benefícios para as pessoas de uma forma geral, tanto para a mente quanto para o corpo, incluindo melhora do sono, fortalecimento do sistema imune e redução do estresse. A yoga também acaba se tornando muito interessante para aumentar o autoconhecimento corporal, além de ajudar a absorver melhor certos impactos emocionais.

Alongamento

O alongamento muitas vezes acaba sendo tratado apenas como uma forma de aquecimento para as atividades físicas mais intensas. Mas o que muitas pessoas acabam deixando escapar é que o alongamento também pode acabar se tornando uma excelente forma de acalmar o corpo e a mente. Determinados movimentos podem ser feitos até mesmo durante o expediente de trabalho, o que ajuda bastante a aumentar a circulação do sangue no corpo e fazer com que o cérebro oxigene de uma forma um pouco mais intensa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.