Diário alimentar: confira os benefícios e aprenda a fazer

Controle dos alimentos ingeridos ao longo do dia é importante no processo de emagrecimento.

Publicado em 04/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Fazer mudanças nos hábitos alimentares pode ser uma tarefa extremamente complicada para grande parte das pessoas. Afinal de contas, muito mais do que apenas um ato de sobrevivência, comer acabou se tornando uma fonte de prazer difícil de ser ignorada. Além dos alimentos menos saudáveis geralmente terem um maior apelo para as papilas gustativas, eles ainda podem se tornar viciantes, em muitos casos.

Diário alimentar: confira os benefícios e aprenda a fazer

Por isso que fazer uma dieta acaba sendo complicado para quem não consegue ter um maior controle das suas refeições. Ao mesmo tempo que a busca por emagrecimento está cada vez mais constante, ainda mais no mundo atual, onde a imagem acaba sendo muito importante nas redes sociais e na comunicação digital de uma forma geral.

Na tentativa de perder peso a partir de um maior controle dos alimentos ingeridos no dia a dia, muitas pessoas acabam seguindo dietas. O problema de grande parte delas é que existem muitas restrições que acabam sendo impostas ao corpo de uma hora para a outra, o que nem sempre acaba sendo considerado como eficiente.

Anúncios

Para conseguir mudar hábitos, que muitas vezes acompanham as pessoas por muitos anos, a grande maioria dos especialistas recomendam uma reeducação alimentar, que basicamente é uma forma de tentar acostumar o cérebro com escolhas consideradas como mais saudáveis, da mesma forma que ele se acostumou com as escolhas menos saudáveis.

E uma das ferramentas que costuma ajudar bastante neste processo, que é mais demorado, acaba sendo o diário alimentar.

O que é um diário alimentar?

Anúncios

Basicamente é uma ferramenta que funciona como um registro que permite que as pessoas controlem, de uma forma muito mais efetiva, tudo o que é consumido no dia a dia. A partir deste registro, as pessoas conseguem identificar, de uma forma muito mais fácil, todos os problemas que sua alimentação pode acabar, sendo que vários podem passar despercebidos quando a pessoa não anota.

O diário pode ser uma ferramenta tanto utilizada para o autoconhecimento quanto também para profissionais da área da nutrição ou da saúde que desejam orientar os seus pacientes com relação aos seus hábitos. A partir de uma visão mais ampla de tudo o que é consumido, as pessoas conseguem identificar hábitos alimentares, não só apenas que precisam ser substituídos como aqueles que podem ser mantidos.

Como fazer um diário alimentar?

O segredo de um bom diário alimentar está muito mais relacionado a rotina e a capacidade que as pessoas acabam tendo de manter o hábito de alimentar ele todos os dias do que com a forma de um modo geral. As pessoas devem anotar tudo o que elas consomem ao longo do dia, de preferência com a hora, a refeição que o alimento faz parte e também as quantidades ingeridas.

O diário pode ser feito das mais variadas formas: as pessoas podem anotar em um diário ou uma agenda, o que ajuda a manter as anotações nos dias específicos, ou ainda podem acabar utilizando a tecnologia, anotando em computadores, smartphones, utilizando blocos de notas simples, programas de edição de texto ou ainda aplicativos específicos.

Para quem gosta de seguir modelos, até mesmo para se inspirar na organização dos dados, um bom diário alimentar deve ter estes dados:

  • Dia e horário de início da refeição (ex: segunda-feira, 10h);
  • O tipo de refeição (ex: café da manhã);
  • Alimento e quantidades (ex: duas colheres de arroz);
  • Onde comeu e se estava acompanhado e/ou fazendo algo (ex: assistindo à TV com minha mãe);
  • Escala de fome/saciedade (ex: pouca fome/satisfeita);
  • O motivo da refeição (ex: estava com vontade);
  • Pensamentos e emoções (ex: prazer, alegria).

Benefícios do diário alimentar:

Um dos principais benefícios do diário alimentar é um registro preciso de tudo o que as pessoas consomem no dia a dia, a partir do momento em que elas nem sempre acabam se concentrando nos alimentos que são consumidos fora das refeições principais.

Também acaba sendo interessante para verificar as quantidades dos alimentos que as pessoas ingerem. E a partir de informações como quantidade de calorias as pessoas conseguem identificar também o que pode acabar se tornando mais prejudicial em termos de hábitos alimentares.

O diário pode ser utilizado tanto para um diagnóstico inicial e a criação de uma dieta como para o controle da mesma.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.