Dores pós treino: confira dicas para amenizar após a musculação

Saiba como reduzir o incomodo que muitos sentem depois dos treinos de força.

Publicado em 20/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os treinos de musculação acabam sendo muito importantes nos mais variados níveis, tanto para quem deseja ganhar massa muscular quanto para aqueles que desejam perder peso. Mas os treinos de força exigem alguns cuidados e preparos, especialmente para quem está começando. Afinal de contas, ele exige muito do corpo.

Dores pós treino: confira dicas para amenizar após a musculação

Algo que costuma ser comum para grande maioria das pessoas que começam a fazer musculação é sentir muitas dores depois. Apesar de elas serem consideradas como normais em um determinado nível, em determinados casos elas podem acabar indicando que alguma coisa está errada ou, pelo menos, vai exigir um pouco mais de atenção.

Quando as dores são muito intensas e acabam se localizando durante muito tempo em um determinado grupo muscular, pode indicar algum tipo de lesão. Mas, na maioria dos casos, essa dor acaba apenas sendo um reflexo do esforço que os músculos fazem durante estes treinamentos.

Anúncios

Quando não existe nenhuma lesão mais grave concentrada em determinada parte do corpo, essas dores podem apenas ser o reflexo do próprio processo de crescimento muscular, que basicamente depende de rompimentos e restaurações das fibras. Só que essas dores podem até mesmo desestimular algumas pessoas.

Confira algumas dicas que podem ajudar a prevenir ou a tratar algumas dessas dores causadas depois dos treinos de força:

Faça alongamento

Anúncios

Mesmo que os treinos de alongamento nem sempre estejam presentes nas rotinas das academias, eles ainda são considerados muito importantes para preparar os músculos para que eles consigam enfrentar a série de repetições com cargas de peso. Mas estes alongamentos devem sempre ser feitos com a supervisão de um profissional, já quando eles são feitos em demasia e com uma rotina equivocada, podem acabar fazendo com que as pessoas aumentem as chances de lesão.

Mantenha uma rotina

Quando as pessoas começam uma atividade física, como os treinos de musculação, é muito importante que elas mantenham uma rotina. O recomendado é que as pessoas façam este tipo de treino de 3 a 4 dias por semana, sempre respeitando também os tempos de descanso, que são fundamentais. Mas quando elas acabam indo apenas ocasionalmente, as chances que elas tenham alguma lesão aumenta consideravelmente, pois o exercício acaba se tornando apenas um esforço concentrado e esporádico que envolve uma carga de peso considerável, algo que o corpo não está preparado.

Mantenha uma boa alimentação e hidrata-se

A rotina alimentar acaba tendo um impacto direto na forma como o corpo vai responder aos treinamentos. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e fibras de uma forma geral. Além disso, também é muito importante que as pessoas que fazem treinos de musculação ingiram proteínas, dando preferência sempre para as mais magras.

E a hidratação do corpo também acaba sendo muito importante. É fundamental que as pessoas consigam repor os líquidos que vão sendo perdidos durante os treinos. Para isso, também é importante beber água antes de iniciar a rotina e depois da mesma.

Aplique gelo nos locais mais doloridos

Caso a dor tenha surgido depois do treino, mesmo diante de todas as precauções que podem ser tomadas, existem algumas alternativas que podem ajudar antes que as pessoas tenham que partir para os medicamentos como relaxantes musculares. O gelo pode acabar se tornando um grande aliado das pessoas que estão sentindo as dores dos treinos de musculação. Ele ajuda especialmente ativando a circulação sanguínea no local, diminuindo os riscos do surgimento de inflamações.

Eles podem ser aplicados diretamente na área que mais está doendo, tanto na sua forma mais simples, com os cubos diretamente sendo envolvidos com algum tipo de pano, ou ainda nas usas variações, como bolsas e compressas.

Movimente-se um pouco mais

Mesmo que a vontade de quem está sentindo dor e incômodos de uma forma geral acaba sendo ficar parado e quietinho em um canto, no caso das dores que são causadas por treinos de musculação pode ser mais interessante que se manter em movimento, pelo menos um pouco depois da prática.

Movimentar braços e pernas, que normalmente são os locais que normalmente as pessoas acabam sentindo mais dores depois do treino, ajuda a reduzir o incomodo, justamente por estimular a circulação sanguínea.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.