7 dicas para uma maternidade saudável

Siga estes passos para ter uma gestação mais tranquila e sem grandes riscos para a saúde da mãe e da criança.

Publicado em 25/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A gestação sempre é um momento considerado bastante delicado na vida de qualquer mulher. Mesmo que a gravidez seja um processo considerado como natural para o organismo da maioria das mulheres e com todo o avanço da tecnologia não apenas nesta área mas também em áreas correlatas, a quantidade de mudanças no corpo da mulher é muito grande em um período pequeno de tempo, o que exige alguma atenção.

7 dicas para uma maternidade saudável

Confira algumas dicas comprovadas e atestadas por profissionais para que seja possível ter uma gestação considerada como mais saudável:

Tenha mais atenção ao corpo

Uma das primeiras coisas que as mulheres devem começar a fazer, especialmente durante essa etapa da vida, é ter uma maior atenção a todos os sinais que o corpo acaba dando. Muitos dos problemas podem acabar sendo antevistos apenas quando as pessoas conseguem dar a devida atenção aos sinais que o organismo da, sendo muitos deles bastante perceptíveis.

Aumente o consumo de alimentos vegetais

Anúncios

Uma dica que vale para qualquer fase da vida de uma pessoa que deseja ter hábitos mais saudáveis, mas que acaba tendo uma validade ainda maior para as mulheres que estão grávidas. Dentre os itens que devem estar presentes em maiores quantidades nos pratos das grávidas estão frutas, legumes, grãos integrais, feijões, castanhas e sementes. Ao mesmo tempo que as gestantes também devem reduzir o consumo de frituras, gorduras e alimentos industrializados e ultraprocessados de uma forma geral. Também é fundamental evitar o consumo de álcool durante a gravidez.

Mantenha o movimento

Uma outra dica muito importante é tentar se manter em movimento. E este acaba sendo um grande desafio para muitas mulheres, pois a tendencia é de que elas acabem reduzindo a quantidade de exercícios físicos na medida em que a gestação vai avançando. Profissionais do segmento da saúde indicam que as mulheres se mantenham em atividade por, pelo menos, 30 minutos todos os dias. Mas é claro que esta rotina de atividades físicas deve ser acompanhada por um médico. Além disso, é fundamental que as mulheres mantenham um ritmo e uma intensidade que já estava presente nas atividades físicas antes da gravidez.

Respire bastante e separe um tempo para meditar

Anúncios

Boa parte do processo de meditação acaba dependendo de exercícios respiratórios. Manter este tipo de rotina acaba sendo muito importante para aliviar os sintomas de estresse e também para aliviar a ansiedade de uma forma geral. Além disso, este tipo de rotina respiratória acaba reduzindo a tensão muscular e a fadiga. Mas é importante separar um momento apenas para isso do dia, deixando de lado um pouco as demais atividades.

Durma bem

Para garantir uma boa noite de sono, existem algumas dicas que também costumam ser efetivas, não apenas para que as pessoas consigam dormir em um determinado horário, mas para que elas realmente tenham uma qualidade de sono mais interessante. Retirar os eletrônicos do quarto sempre é uma dica interessante. Além disso, manter o ambiente mais escuro e em uma temperatura confortável também ajuda.

Escolha os profissionais da saúde com cuidado

Para quem acaba tendo a oportunidade de escolher os profissionais da área da saúde que serão responsáveis pelo acompanhamento da gestação como um todo, é fundamental que estes profissionais estejam alinhados com a paciente em relação aos métodos e também ao estilo de vida. Também é importante encontrar profissionais que vão respeitar as decisões que serão tomadas pela paciente, especialmente no momento de dar à luz, ou que pelo menos vai levar em consideração as preocupações e indicar os melhores caminhos sempre com uma boa conversa e esclarecimentos.

Escute menos o palpite dos outros

Mesmo que seja importante ler sobre a gravidez e conversar com outras mulheres que já passaram por este momento, é muito importante aprender a desenvolver um filtro e sempre levar em consideração, em primeiro lugar, a própria intuição. Mesmo que muitas pessoas queiram ajudar, a verdade é que cada corpo é um corpo e ninguém melhor para entender o que acontece com ele do que a própria pessoa. Por isso, entenda que as informações devem ser utilizadas apenas como referência e cada pessoa pode escolher o seu próprio caminho.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.