Alimentação para idosos: confira dicas e cuidados essenciais

Mais velhos devem ter alguns cuidados extras na sua alimentação diária.

Publicado em 18/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando as pessoas chegam em uma idade mais avançada, elas precisam tomar alguns cuidados extras. E muitos destes cuidados devem ser tomados tanto pelas próprias pessoas que estão preocupadas em aumentar sua expectativa de vida, como também para as outras pessoas mais jovens que estão próximas dos adultos e que acabam exigindo determinados cuidados.

Alimentação para idosos: confira dicas e cuidados essenciais

A alimentação é um dos pontos cruciais e apontados, por diversos especialistas, como o principal segredo para quem deseja ganhar anos a mais de vida mas, principalmente, com uma boa qualidade de vida durante estes anos. Mesmo que muitos dos cuidados relacionados ao que se ingere no dia a dia valha também para os mais jovens, para os idosos estas preocupações se tornam ainda mais impactantes.

Confira alguns dos principais cuidados e algumas dicas para conseguir manter uma alimentação mais saudável para os idosos.

Consumir mais alimentos naturais

Anúncios

Mesmo que a industrialização esteja presente de uma forma muito frequente na vida das pessoas de uma forma geral, e pode ser muito interessante para os mais idosos que buscam praticidade, é fundamental que as pessoas mais velhas consigam aumentar a quantidade de alimentos naturais.

Os itens industrializados, feitos para durarem mais tempo e serem preparados mais rapidamente, geralmente contam com quantidades de vitaminas muito baixas, bem como níveis altos de sódio, conservantes e outros produtos químicos que realizem este papel.

Aumento do consumo de fibras

Anúncios

As fibras presentes em diversos alimentos também são muito importantes para os mais idosos, pois elas acabam tendo uma função principal de controlar glicose e colesterol, que com o passar do tempo acabam aumentando naturalmente no organismo dos mais velhos, pois o corpo acaba deixando de ter os sistemas de controle atuando de uma forma mais eficiente.

Além disso, as fibras também aumentam a saciedade, fazendo com que as pessoas mais velhas não aumentem o consumo de comidas mais calóricas, o que faz com que eles aumentem de peso. Lembrando que o corpo dos idosos também acabam tendo um organismo mais lento na questão de queima de calorias.

Inclua alimentos ricos em ômega 3

Ômega 3 é uma substancia que não é produzida de forma natural pelo organismo dos seres humanos, estando presentes em outros alimentos. Ele acaba tendo uma ação muito importante, atuando com um poderoso anti-inflamatório e também ajuda na prevenção e no controle de várias doenças, como diabetes, artrites, entre outras.

Dentre os alimentos que possuem índices mais elevados de ômega 3 estão os peixes. Por isso, para os idosos, é muito recomendado que eles consumam pelo menos uma vez por semana estes frutos do mar. Além disso, a grande maioria dos peixes são carnes mais saudáveis, com menores índices de gordura, do que outros tipos de proteínas animais que geralmente fazem parte das refeições.

Mantenha sempre uma rotina

Muitos idosos acabam ganhando o direito de se aposentar, que basicamente permite com que eles descansem nas suas casas enquanto recebem pagamentos. E isso faz também com que exista uma mudança na rotina do dia a dia dessas pessoas, já que muitos deles passam uma vida inteira ocupados com as atividades profissionais de trabalho. Mas é muito importante tentar manter uma rotina, especialmente no que diz respeito a alimentação.

Além de manter horários parecidos em relação as refeições feitas ao longo do dia, também acaba sendo muito importante que as pessoas mantenham o hábito de fazer todas as refeições que são esperadas ao longo de um dia, como café da manhã, o almoço, o lanche da tarde e a janta.

Tente comer mais devagar

É muito importante que os idosos tenham mais atenção no momento em que estão ingerindo os alimentos, sendo fundamental que elas consigam manter o hábito de mastigar bem a comida. Com isso, a fome será saciada de uma forma mais efetiva, Além disso, o processo de digestão se torna muito mais fácil, o que acaba sendo interessante para que as pessoas que já podem ter mais dificuldades para conseguir digerir a comida.

Evite os excessos

Se os mais jovens conseguem se recuperar mais facilmente dos excessos cometidos ao longo do tempo, isso nem sempre vale para os mais idosos, que possem um organismo com uma resposta mais lenta. Por isso, é muito importante que os mais velhos evitem excessos, tanto na comida quanto na bebida.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.