Confira mudanças simples para ficar saudável

Algumas atitudes tomadas no dia a dia possuem a capacidade de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas.

Publicado em 27/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Viver de forma mais saudável muitas vezes parece uma difícil tarefa, em especial para quem convive desde sempre com maus hábitos. Apesar disto, pequenas mudanças do dia a dia faz com que se ganhe muito mais vitalidade e principalmente muito mais saúde.

Diversas atitudes como evitar ficar muito tempo sentado, e deixar de dormir na sala com a televisão ligada além de beber água mais vezes durante o dia são situações não difíceis de colocar em prática, com uma boa dose de boa vontade. Este cuidado poderá valer para qualquer idade, desde os 20 até os 80 anos de idade. A qualidade de vida não possui data de validade e é sempre fundamental melhorar isto.

Para auxiliar, os especialistas apontam algumas mudanças importantes de rotina para que se possa viver de forma mais saudável e principalmente aumentar as expectativas de vida.

Consumir frutas durante e entre as refeições

Confira mudanças simples para ficar saudável

Anúncios

Neste momento, onde a fome bater, entre uma refeição e outra, uma boa forma de driblar a gula é consumir frutas. As frutas são bastante interessantes e nutritivas com menos calorias do que qualquer doce que seja servido entre refeições. Os estudos que são realizados por instituições na Califórnia, constatam que a fisetina, um flavonoide presente em frutas vermelhas, em especial em morangos, acaba por estimular as áreas cerebrais responsáveis pela memória de longo prazo, e proteger também as doenças degenerativas, como por exemplo o Mal de Alzheimer e também a esclerose múltipla.

Nas frutas existem diversos compostos bioativos em frutas vermelhas que possuem a capacidade de oferecer uma proteção contra situações, principalmente a pressão alta.

O consumo em excesso de sal

Estilo de vida mais saudável evitar sal

Anúncios

No momento das refeições, a maioria das pessoas costumam colocar sal na comida antes de a experimentar. Esta é uma situação um tanto perigosa e poderá diminuir a expectativa de vida das pessoas, pois o excesso de sódio na circulação possui uma capacidade de provocar a retenção dos líquidos, aumentando assim a sensação de sede. A partir disto, mais água poderá ser ingerida com o objetivo de diluir sódio e maior deverá ser o volume dos líquidos existentes em corrente sanguínea, o que poderá até mesmo levar a um aumento da pressão arterial e a sobrecarga do coração.

No Brasil, o consumo de sal recomendado é de seis miligramas diárias. Apesar disto, de acordo com dados do próprio ministério, o consumo médio é de 12 miligramas, para que possa facilitar a medição, a Sociedade Brasileira de Hipertensão aponta que seis miligramas equivalem a duas colheres rasas de café por dia.

Uma boa sugestão é investir em outros tipos de temperos na comida. Tanto os aromas como os sabores de especiarias e temperos poderão tornar os pratos saudáveis, algumas ervas aromáticas, entre elas o alecrim, o tomilho, a erva doce, ou a sálvia, poderão fazer toda a diferença na preparação de pratos.

Ficar muito tempo sentado olhando TV ou em frente ao computador

Estilo de vida mais saudável muito tempo em frete TV ou computador

Saiba que não é apenas uma falta de atividade física que poderá encurtar a vida, mas principalmente uma maior quantidade de tempo que for gasto sentado. Tudo isto acontece porque quando ficamos frequentemente sentados, e por muito tempo, o nosso metabolismo acaba se alterando, e influenciando nos fatores como colesterol alto, e repouso de pressão arterial, estes que são indicadores de situações de obesidade, problemas cardiovasculares, e então é importante levantar da cadeira.

Quem precisar trabalhar sentado, a prática de exercícios simples, como alongamento deverão trazer uma maior oxigenação e auxiliar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio de postura.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.