Alimentos que previnem o câncer para incluir na alimentação do dia a dia

Conheça alguns dos principais alimentos que auxiliam na prevenção desta doença para incluir em sua dieta.

Publicado em 23/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Temos o câncer como a segunda principal causa de morte no mundo ocidental, saiba que em todo o mundo a doença é responsável por uma em cada seis mortes. De forma surpreendente, a maioria delas estão relacionadas ao estilo de vida e riscos de comportamento, como por exemplo o excesso de peso, o tabagismo, o consumo de álcool frequente, a falta de exercício e a ingestão baixa das frutas e dos vegetais.

Segundo dados da OMS, estima-se que os fatores de nutrição e o estilo de vida são responsáveis por pelo menos 80% dos casos de câncer colorretal, de mama e próstata, e 1/3 de praticamente todos os cânceres.

Alimentos que previnem o câncer para incluir na alimentação do dia a dia

Muitas pesquisas, desde os anos 70 apontam que diversos países ocidentais e que contam com dietas ricas em produtos animais e gorduras são associados a altas taxas de câncer colorretal, próstata, endométrio e pulmões. Os países em desenvolvimento por sua vez contavam nesta época com dietas baseadas em alimentos básicos de fonte de amido e baixa ingestão de produtos de origem animal, gorduras e açúcares, eles ainda contavam com taxas baixas deste tipo de câncer.

Anúncios

Para prevenir o câncer, é interessante investir em um consumo de dietas ricas em variedades de frutas e vegetais, evitando assim carnes vermelhas, e processadas, além de melhorar a saúde do intestino, comendo mais fibras e alimentos fermentados. A limitação do consumo de álcool também é fundamental.

Mesmo que existem diversos alimentos que podem prevenir o câncer, veja alguns dos principais que são simples de incluir em dietas diárias e são muito saborosos.

As cebolas e alhos

Anúncios

Ambos alimentos são muito saborosos e poderão ser adicionados a praticamente qualquer tipo de prato salgado para o tornar mais saboroso e de quebra prevenir cânceres.

Alguns elementos como a alcina e os sulfatos de alilo são compostos ativos do alho, e da cebola que acabam se ligando de forma perfeita com os produtos químicos e tóxicos para que eles possam ser excretados do corpo, ao invés de ficarem nos órgãos gerando problemas, estes componentes são excelentes contra a oxidação e os radicais livres que podem gerar cânceres no organismo.

Os Tomates

Estes são grandes exemplares de licopeno, o que demonstra auxiliar na prevenção do câncer de próstata, de forma específica evitando assim o desenvolvimento dos radicais livres e danos para o DNA. As populações que comem muitos pratos com tomates, possuem um risco muito menor de desenvolver canceres de próstata nos homens.

O ato de cozinhar tomates em azeite aumenta o seu teor de licopeno permitindo uma maior absorção das nossas células, o que explica o sucesso da dieta mediterrânea que é tão eficaz para prevenir a doença.

A Salsinha

Esta é uma erva muito rica em apigenina, este que é um polifenol que acaba por inibir o crescimento das células cancerosas bloqueando assim a angiogênese, que nada mais é do que a formação de vasos sanguíneos, além de diminuir os processos de inflamação do organismo. A salsinha poderá ainda ser adicionada de forma crua ou cozida a uma variedade dos pratos de várias culinárias.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.