Slow Food: Conheça esse estilo de vida saudável

Uma dieta balanceada que oferece refeições tranquilas, estas são algumas das ações do movimento.

Publicado em 07/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Tudo começou no Slow Food no ano de 1992 onde houve na Itália a inauguração do MC Donald’s, a partir disto, os donos de restaurantes vizinhos, ficaram revoltados com o fast food, e começaram a distribuir gratuitamente comidas como pratos de spaghetti al sugo para a população, evitando desta forma que entrassem no estabelecimento que era considerado para eles maledetto.

O movimento foi criado por Carlo Petrini, e não se opõe de forma alguma ao fast food, apenas a velocidade que é realizada uma refeição.

Esta forma de alimentação acaba se opondo também ao ritmo frenético da vida atual, bem como o desaparecimento de tradições culinárias regionais, além do decrescente interesse de pessoas em sua alimentação, em uma procedência bem como sabores de alimentos, e na forma como a escolha alimentar poderá afetar de vez o mundo.

Slow Food: Conheça esse estilo de vida saudável

Anúncios

Muitas pessoas selecionam alimentos saudáveis, e se preocupam com a dieta sem saber que existe um movimento criado para divulgar o direito e o prazer de se alimentar de forma saudável, e principalmente correta. Tudo isto deverá se resumir em qualidade de vida, a qualidade de tudo o que comemos e a qualidade de onde vivemos.

Atualmente o movimento Slow Food conta com mais de 100 mil pessoas associadas de 150 países, conjugando desta forma o prazer e a alimentação com a consciência ambiental e responsabilidade social das pessoas envolvidas e a população local.

Porque o nome Slow Food?

Anúncios

Este nome é uma referência a nova gastronomia, esta que começa com a escolha de alimentos e a forma de produção da mesma, respeitando desta maneira o ambiente e produtores artesanais, chegando até a mesa, onde a convivência e o processo de celebração são fundamentais.

Slow Food é um sinônimo de alimentação orgânica?

Sim e não, o Slow Food é a favor de princípios que se baseiam na agricultura orgânica, como por exemplo a promoção de agricultura que tem um menor impacto no meio ambiente bem como a redução da utilização de pesticidas no mundo. Em contrapartida, o Slow Food acaba por defender que a agricultura orgânica, quando praticada em larga escala é similar ao sistema de cultivo convencional de monocultura, e consequentemente, a certificação orgânica por si deverá ser considerada como um sinal de que o produto é produzido de forma sustentável.

Objetivos do Slowfood

Como objetivos principais a slowfood defende a biodiversidade alimentar.

Além de prezar pela sociobiodiversidade alimentar promovendo produtos que estão em risco de extinção inclusive. Muitos queijos artesanais de leite cru, mel de abelhas nativas sem ferrão, e variedades locais de vegetais ou raças de animais estão desaparecendo devido ao modelo de padrão em massa da agricultura. Com isto o Slowfood pretende proteger o patrimônio de gastronomia, através de diversas fundações, e os alimentos em risco de extinção são catalogados através da Arca do Gosto.

O slowfood ainda organiza feiras, mercados, e eventos locais e internacionais onde os consumidores poderão encontrar os produtores além de provar alimentos de grande qualidade.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.