Como deixar o miojo mais saudável?

O alimento bastante rápido e prático de ser feito, pode ficar altamente nutritivo com legumes, com azeite e carnes.

Publicado em 16/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas pessoas agradecem a Momofuku Ando que, em 25 de agosto de 1958, descobriu como preparar um macarrão em apenas três minutos. E você certamente já chegou em casa com aquela grande preguiça, e optou por preparar um delicioso miojo, como se popularizou o alimento lámen aqui no Brasil.

Bastante saboroso, quente e rápido, ele parece o prato perfeito para quem estiver sem empo de cozinhar, principalmente nos dias mais frios. Para toda esta praticidade, se esconde um teor nutritivo muito baixo, de acordo com análises de especialistas, uma embalagem do produto, possui apenas de tempero algo em torno de 50% do valor diário de sódio em uma dieta de duas mil calorias. Já a massa, por sua vez, oferece 32% do valor diário de gordura saturada que precisávamos consumir.

Mesmo que não seja uma refeição para ser consumida diariamente, e ideal, este macarrão abre portas para muitas receitas criativas, estas receitas que poderão inclusive incluir alimentos bastante nutritivos. Com auxílio de especialistas no assunto, confira algumas dicas para deixar o seu lámen muito mais saudável.

 Como deixar o miojo mais saudável?

Comece fazendo seu próprio tempero

Anúncios

Procure deixar de lado aquele tempero pronto, que vem dentro da embalagem do macarrão instantâneo, e se utilize tanto de ervas como de temperos naturais. Uma excelente alternativa é investir no manjericão, o que além de deixar a comida com um excelente aroma, além de ter um poder antibacteriano, protegendo assim as células do nosso corpo. O alho também é um alimento interessante que poderá dar um gosto a mais na refeição, e de quebra é possível combater doenças como a gripe, o diabetes e até mesmo alguns tipos de cânceres.

Procure também adicionar legumes e verduras

Saiba que podem ser adicionados diversos tipos de legumes e verduras, dependendo somente da preferência dos cozinheiros. Um alimento delicioso que poderá ser adicionado é a couve por exemplo, o alimento é rico em cálcio, ferro e fósforo, onde é possível realizar um papel de desintoxicação do organismo por completo. Outro ponto importante é que a cenoura é uma grande fonte de vitaminas B e C, que oferecem diversos benefícios para o sistema imunológico.

Procure investir nos molhos

Anúncios

Esta é uma outra forma interessante de substituir a utilização de temperos prontos de lámen, e preparar molhos. Para especialistas no assunto, o molho de tomate sempre é a melhor pedida, o molho de tomate conta com substâncias como o licopeno, que é um antioxidante capaz de combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento, além de câncer como o de próstata.

Coloque azeites mas evite excessos

Para que possa dar um gostinho a mais no alimento, uma ótima dica é procurar acrescentar o azeite de oliva extra virgem ao macarrão. O azeite de oliva possui boas quantidades de ômega 3, esta que é uma substância que atua como um tipo de antioxidante no organismo. Apesar dos benefícios, a sua ingestão deverá ser controlada já que o azeite de oliva acaba sendo altamente calórico.

Procure adicionar carnes

As carnes são grandes fontes de proteínas, e acabam por exercer a função de reparar e construir os tecidos. Por este motivo, é interessante procurar adicionar esse alimento de preferência de forma grelhada, assada ou cozida ao macarrão. Em contrapartida, caso a preparação seja realizada juntamente a água do macarrão, procure não desprezar o caldo, já que uma grande maioria dos nutrientes das carnes podem estar junto ao caldo, tornando o alimento muito mais delicioso e principalmente nutritivo de ser consumido ao invés de utilizar o tempero pronto que vem junto do alimento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.