Dicas para se alimentar melhor na praia

Os petiscos além de serem calóricos, podem fazer muito mal para a saúde.

Publicado em 25/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ficar o dia inteiro na praia é maravilhoso, mas acabamos nos preocupando tanto com diversão e descanso que a alimentação acaba ficando de lado. Se a fome apertar a primeira ocorrência é apelar para os vendedores ambulantes, estes que estão cheios de pastéis e alimentos calóricos que além de ser caros podem fazer mal para a sua saúde, sem falar na falta de higiene.

Alguns alimentos que são feitos á base de proteína, necessitam permanecer em uma temperatura mais adequada para não estragar e na praia, é interessante que se leve algo da sua própria casa, que foi preparado com higiene e ficou conservado na geladeira até a hora de você sair. Para transportar os alimentos, tudo precisa ser levado dentro de uma bolsa isotérmica.

Dicas para se alimentar melhor na praia

Veja algumas interessantes substituições que você poderá se utilizar:

Queijo coalho

Anúncios

Este é um tipo de queijo que além de ser calórico, precisa ser mantido em uma temperatura de refrigeração, na hora da praia isto acaba ficando difícil. Em apenas 100 gramas dele temos 343 kcal, mas não é apenas as calorias que preocupam neste petisco, mas sim a quantidade de sódio que é bem alta.

Aproveite uma bolsa térmica para carregar consigo alguns queijos pasteurizados UHT, os queijos que são vendidos em embalagens individuais, estes que além de serem muito práticos, não precisam de refrigeração e ainda possuem menos sódio.

O Camarão Frito

Anúncios

Conforme especialistas no assunto, esta é uma alternativa interessante e permitida desde que seja consumida com cautela, o alimento deverá ser comprado em um quiosque de confiança, onde será possível o ver sendo preparado. O alimento conta com 308 kcal em 100g, o problema maior está na fritura. O camarão em sua unidade frita é prejudicial por contar com grandes quantidades de gordura saturada, o que acaba aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.

Uma boa pedida é substituir por camarão no bafo. Alguns quiosques inclusive possuem esta opção, podendo fazer no bafo da frigideira sem uma adição de óleo, desta forma a caloria irá diminuir bastante. Se isto não for possível, procure colocar um guardanapo de papel sobre o prato que irá servir o camarão, desta forma ele irá absorver um pouco de gordura da fritura.

O Pastel Frito

Este deverá ser evitado, assim como acontece com as coxinhas, os rissoles e os similares. Como acontece com as frituras, elas possuem altas calorias, e nem sempre a quantidade de óleo que foi utilizada está em boa qualidade. Um bom pastel de carne de 50 gramas, conta com uma média de 165 kcal, e o de queijo, com a mesma pesagem 170 kcal.

Vale a pena realizar a substituição para salgados assados. Se você considera o salgado como uma forma prática de se alimentar na praia, vale a pena pedir pelos assados, como por exemplo o quibe ou a esfiha. Estes não possuem uma adição de óleo, e conforme especialistas no assunto, contam com pelo menos 80 kcal por unidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.