Confira os benefícios do stand up paddle para o corpo

A prática do esporte protege também as articulações e é excelente para o sistema cardiorrespiratório.

Publicado em 24/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Stand up paddle está cada vez mais  comum nas praias, este é um esporte interessante que envolve a utilização de uma prancha e um remo para se locomover em mares, rios, lagos ou até mesmo nas piscinas. O movimento é realizado sempre em pé, e se trata de uma atividade com prancha que é mais praticada no mundo atualmente. Os primeiros registros desta prática são do Havaí, mais precisamente na praia de Waikiki, por volta dos anos 40. O esporte começou a aparecer pelo Brasil há pouco menos de dez anos e conquista cada dia mais praticantes.

Esta popularização do esporte não é de graça, já que o esporte oferece uma série de benefícios, entre eles a queima de calorias e a tonificação abdominal, das pernas e até mesmo uma grande sensação de bem estar. O esporte pode também ser praticado por uma grande parte das pessoas, até mesmo pessoas mais velhas. Confira alguns pontos positivos para realizar este esporte tão interessante.

Confira os benefícios do stand up paddle para o corpo

A prática protege as articulações

O grande esforço para que se mantenha equilibrado faz com que a musculatura profunda do corpo, responsável pela estabilidade se torne fortalecida. Este tipo de musculatura geralmente não é muito exercitada em academias, nas academias a musculatura mais trabalhada geralmente é a externa. A partir desta melhoria, a musculatura profunda, as articulações, tendões e ligamentos são muito beneficiados já que ficam próximos dele e assim as chances de lesões são muito menores.

Anúncios

As articulações geralmente possuem funções que oscilam entre a mobilidade e a estabilidade. Nossos joelhos por exemplo, precisam ser móveis, e a lombar é estável. A prática de Stand Up paddle acaba por trabalhar toda a sequência da mobilidade e da estabilidade.

A execução de forma incorreta porém poderá gerar problemas em articulações. O esporte envolve um movimento repetitivo que poderá gerar lesões sérias se realizado de forma incorreta, por este motivo é tão importante ter as orientações de um educador físico sempre.

Há uma grande queima de calorias

Anúncios

Tudo é claro, dependerá da intensidade e a duração da prática deste esporte. Assim que a atividade é realizada em lugares mais desafiadores, e que exigem um pouco mais de onda, ou quando a pessoa estiver remando por uma maior distância, mais energia será gasta na prática.

Agora, no caso da pessoa ser sedentária, a queima de calorias no início será maior do que quem já realiza esta atividade. Não existem estudos que envolvam a prática e as informações sobre o gasto de energia com este esporte, apesar disto, dizem que ao praticar com intensidade alta, poderá gerar uma boa queima de calorias, algo em torno de 400 calorias por hora de exercício.

A prática é excelente para o sistema cardiorrespiratório

Como ocorre com as corridas, natação, bicicleta, bem como outros esportes, o Stand up paddle acaba por melhorar o sistema cardiorrespiratório. Esta situação ocorre por que da mesma forma que outros esportes são praticados, ele ainda segue um ritmo que beneficia o coração e a respiração.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.